O CURRÍCULO COMO MATERIALIZAÇÃO DO ESTADO GERENCIAL: a BNCC em questão

Autores

  • Marina Ferreira de Souza Antunes Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i10.517

Resumo

O texto analisa o documento Base Nacional Comum Curricular (BNCC) buscando identificar elementos do gerencialismo presentes no referido ordenamento legal. Apresentamos o processo de elaboração da BNCC, embasado nos documentos oficiais editados pelo Ministério da Educação. Indicamos os elementos do gerencialismo à luz do referencial teórico que embasa esse estudo. Consideramos que a BNCC, como política educacional, poderá acirrar ainda mais o processo neoliberal já em curso no Brasil, por meio da centralização curricular, da ênfase na avaliação de larga escala e do controle do trabalho docente.

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Biografia do Autor

Marina Ferreira de Souza Antunes, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Professora adjunta da Universidade Federal de Uberândia, atua na Faculdade de Educação Física. Doutora em Educação.

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Publicado

2019-06-30

Como Citar

Antunes, M. F. de S. (2019). O CURRÍCULO COMO MATERIALIZAÇÃO DO ESTADO GERENCIAL: a BNCC em questão. Movimento-Revista De educação , (10), 43-62. https://doi.org/10.22409/mov.v0i10.517