A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: retrocessos, precarização do trabalho e desintelectualização docente

Autores

  • Maria da Conceição dos Santos Costa Universidade Federal do Pará. Instituto de Ciências da Educação. Faculdade de Educação Física
  • Maria Celeste Gomes de Farias SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO PARÁ
  • Michele Borges de Souza Escola de Aplicação da UFPA

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i10.535

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas implicações na política de formação de formação de professores no Brasil. Fundamenta-se na abordagem crítico-dialética, por considerar a realidade como totalidade concreta, superando a aparência dos fenômenos (KOSIK,1976). Consiste em uma pesquisa bibliográfica sobre a BNCC e o campo da formação de professores. Aponta como resultados que a BNCC se constitui como um amparo legal que o capital encontra para o seu avanço e materialidade na educação, que a padronização curricular aponta para os interesses do mercado, excluindo a diversidade e as minorias sociais; as competências têm como foco o mercado e o processo de flexibilização preconiza a individualização do trabalho docente, bem como o rebaixamento da formação dos trabalhadores da educação, assim como o avanço da relação público-privado expandindo a privatização da educação. Portanto, as resistências construídas devem convergir para a construção de um projeto de formação docente emancipador, crítico, criativo e dialógico, que fortaleça o direito do trabalho e formação com dignas condições de exercer a docência no Brasil.

 

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Publicado

2019-06-30

Como Citar

Costa, M. da C. dos S., Farias, M. C. G. de, & Souza, M. B. de. (2019). A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: retrocessos, precarização do trabalho e desintelectualização docente. Movimento-Revista De educação , (10), 91-120. https://doi.org/10.22409/mov.v0i10.535