Experiência Monográfica sob a ótica Analítica Junguiana: Sentimentos vivenciados e avaliados por graduandos em Psicologia na Universidade Federal do Paraná na disciplina de Monografia em 2018

Autores

  • Pablo de Assis UniDombosco Centro Universitário
  • Halexandre Frederico Rosa Universidade Federal do Paraná
  • Dienifer Katrine Clerici Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i10.511

Resumo

Baseado na Psicologia Analítica Junguiana, este estudo busca descrever os sentimentos mais comumente relacionados a tarefa de elaboração da monografia, assim como sua avaliação pessoal. Para isso, foi utilizada metodologia analítica de Jung aplicada a um questionário, distribuído via e-mail a discentes de Psicologia da UFPR cursando a disciplina de Monografia em 2018, a fim de buscar os conceitos de sentimento e símbolo à luz da imagem da experiência de se fazer monografia. Observou-se que mesmo quando indagados a respeito de sentimentos positivos, 50% dos participantes fazem menção única ou parcialmente a sentimentos negativos, cujos principais critérios são o Tempo e a Desorientação.

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Biografia do Autor

Pablo de Assis, UniDombosco Centro Universitário

Mestre em Comunicação e Linguagem pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Psicoterapeuta e Pesquisador. Professor de Psicologia no Ensino Médio no Colégio SESI-PR e Superior no Centro Universitário UniDombosco.

Área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Analítica de C. G. Jung, transtornos de humor, transtornos alimentares, desenvolvimento humano, gestão humana, pesquisa em psicologia, psicoterapia, história da psicologia, epistemologia da psicologia e psicologia e educação.

Halexandre Frederico Rosa, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Ciências Humanas, área de Psicologia.

Dienifer Katrine Clerici, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Ciências Humanas, área de Psicologia.

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Publicado

2019-06-30

Como Citar

Assis, P. de, Rosa, H. F., & Clerici, D. K. (2019). Experiência Monográfica sob a ótica Analítica Junguiana: Sentimentos vivenciados e avaliados por graduandos em Psicologia na Universidade Federal do Paraná na disciplina de Monografia em 2018. Movimento-Revista De educação , (10), 258-280. https://doi.org/10.22409/mov.v0i10.511