Algumas palavras para Jim Ferguson: de Liisa, Roberto, George, Jess, Bóris e Márcio
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2025.v57.i1.a67869Palavras-chave:
James Ferguson, Antropologia, Homenagem.Resumo
Aqui, trazemos algumas palavras para homenagear o antropólogo James Ferguson, falecido no último 12 de fevereiro de 2025, aos 65 anos de idade. Ferguson era professor do Departamento de Antropologia da Universidade de Stanford, na Califórnia, Estados Unidos. Recebeu formação em Antropologia Cultural pela University of California, Santa Barbara (1979) e em Antropologia Social pela Harvard University (1981/M.A. e 1985/PhD). Teve uma carreira profissional amplamente reconhecida na Antropologia, em especial a partir dos seus estudos e etnografias sobre economia política, antropologia do desenvolvimento e programas internacionais de assistência social. A visão crítica de Ferguson sobre esses temas, sustentada no trabalho de campo em países da África Austral, se estendeu também para trabalhos sobre teoria e metodologia antropológicas. Durante seus estudos de pós-graduação em Harvard, Ferguson conheceu e passou a conviver intelectual e pessoalmente com a antropóloga Liisa Malkki, desde então também sua esposa, e com seus amigos, os antropólogos George Bisharat e Roberto Kant de Lima, naquilo que denominaram “Escola Bacardi de Antropologia.” Sua partida precoce surpreendeu e consternou todos nós e, de modo muito especial e emotivo, àqueles que conviveram com ele diretamente. Reconhecendo sua trajetória profissional e intelectual e suas qualidades pessoais, a Antropolítica acolheu imediatamente a iniciativa do nosso colega e professor Roberto Kant de Lima para publicar uma série de textos em homenagem a James “Jim” Ferguson.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Liisa Malkki, Roberto Kant de Lima, George Bisharat, Jess Auerbach Jahajeeah, Bóris Maia, Márcio de Paula Filgueiras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.