Da inclusão da experiência no estudo da cognição à pesquisa-intervenção participativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/182g6198

Palavras-chave:

cognição, falsas lembranças, abordagem enativa, experiˆencia, pesquisa-intervenção participativa

Resumo

O objetivo desse estudo é discutir a inclusão da experiência na pesquisa em cognição, sobretudo em sua dimensão de alteridade, e como essa inclusão nos levou à construção de uma abordagem metodológica de pesquisa-intervenção participativa. A inclusão da experiência nas pesquisas é muitas vezes problematizada em face de ideais de objetividade e neutralidade; por outro lado, há que se evitar o risco de recair em subjetivismos. Partimos de uma pesquisa empírica acerca do fenômeno conhecido como falsas lembranças. Nosso referencial teórico foi a abordagem enativa proposta por F. Varela. Para investigar a experiência mnêmica, usamos a técnica de entrevista  cartográfica. Guiados pela alteridade da experiência mnêmica, passamos a considerar sua dimensão relacional ou prerrefletida, o que leva a alterações metodológicas no campo de estudos da cognição. Tais alterações põem ênfase no domínio de inter-ação da pesquisa, entrelaçando produção de conhecimento e produção de subjetividade. Indicamos a pertinência do emprego de uma metodologia de pesquisa que é interventiva, participativa e também cuidado.

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Biografia do Autor

  • Christian Sade, Universidade Federal Fluminense (UFF)
    Psicólogo. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professor do curso de Psicologia do Instituto de Humanidades e Saúde da Universidade Federal Fluminense (UFF). Orcid-ID: https://orcid.org/0000-0002-6461-4242. E-mail: christiansadevas@yahoo.com.br. 
  • Letícia Renault, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, Portugal   

    Leticia Renault é psicóloga e tem interesse em metodologias de pesquisa (especialmente métodos de pesquisa colaborativa), saúde mental e abordagem enativa. Seu mestrado foi sobre a noção de experiência no campo da Psicologia da Cognição, de acordo com a abordagem enativa. Em 2015, concluiu seu doutorado na Universidade Federal Fluminense (Brasil), após um estágio de doutorado na Universidade de Liège (Bélgica), no Departamento de Filosofia. Atualmente, ela é investigadora colaboradora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal) e tem interesse em abordagens enativas da cognição, metodogias de primeira pessoa, saúde mental.

     

     

  • José Guilherme Neves Soares

    Graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2008) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2015). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica e Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: consultório na rua, humanização, saúde mental, território e pesquisa-apoio. Mestre pela Universidade Federal Fluminense 

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Publicado

2025-12-19

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Artigos