Esta é uma versão desatualizada publicada em 2024-12-30. Leia a versão mais recente.

Exploring global literacies: playful provocations for connecting, resisting, and inspiring social action

Autores

  • Joel Austin Windle UFF

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63907

Palavras-chave:

Letramentos globais, Letramentos transnacionais, Multiletramentos críticos, Letramentos de paz, Glocalidade

Resumo

Este artigo plurivocal explora a diversidade de formas e usos de letramentos entre culturas, línguas e tecnologias. Em vez de oferecer uma proposta teórica unificada, ele fornece ilustrações práticas do potencial de letramentos globais tidos como ação social, por meio de uma variedade de gêneros, produzidos por educadores localizados em diferentes partes do mundo. Esperamos que professores e formadores de professores em diferentes lugares e instituições possam se servir dos pequenos textos aqui reunidos para promover conversas críticas sobre linguagem e poder com seus colegas e alunos. Situamos o conceito de letramentos globais como parte integrante do engajamento dos jovens como cidadãos emergentes e como necessariamente conectado aos letramentos locais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Versões

Como Citar

Exploring global literacies: playful provocations for connecting, resisting, and inspiring social action. Cadernos de Letras da UFF, Brasil, v. 35, n. 69, 2024. DOI: 10.22409/cadletrasuff.v35i69.63907. Disponível em: https://www.periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/63907. Acesso em: 24 dez. 2025.