Por uma estética disco

Autori

  • Denilson Lopes Universidade Federal do Rio de Janeiro/Professor titular https://orcid.org/0000-0002-6306-5245
  • Ribamar José de Oliveira Junior Universidade Federal do Rio de Janeiro/Professor substituto

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v44i1.66043

Parole chiave:

Estética, Disco, Corpo, Queer, Discoteca

Abstract

 De volta à pista de dança na segunda metade dos anos de 1970, buscamos neste ensaio não só defender, mas pensar uma estética disco no Brasil. Para além de uma matriz anglófona, centrada no contexto norte-americano e em Nova York, retomamos a sensibilidade disco não por um olhar nostálgico, mas por um vislumbre estético de uma experiência queer que se faz na discoteca como espaço cênico e dramático dos corpos, das danças e das noites. No diálogo entre o ensaio In the defence of disco (1979) de Richard Dyer, o romance Dancer from the Dance (1978) de Andrew Holleran e o grupo Frenéticas a partir da telenovela Dancin’ Days (1978/1979), acompanhamos o neon de uma alegria que se esfumaça na melancolia de uma década de crise econômica e de emergência do neoliberalismo antes da AIDS. Há ainda uma história disco a ser contada no Brasil por outras sensações. Afinal, o que a disco pode nos trazer ainda hoje?

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Biografie autore

  • Denilson Lopes, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Professor titular

    Professor titular da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pesquisador do CNPq e da FAPERJ. Doutor em Sociologia  Mestre em Literatura Brasileira e Graduado em Comunicação - Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) com pós-doutoramento na New York University (2006), na Columbia University (2019) em Nova York, Estados Unidos, e na Universidad Nacional de Tres de Febrero (2023), Argentina.

  • Ribamar José de Oliveira Junior, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Professor substituto

    Professor substituto da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com período sanduíche na York University (YorkU), em Toronto, no Canadá. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Jornalismo Cultural pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em Gênero e Sexualidade na Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Riferimenti bibliografici

ABREU, Caio Fernando. Triângulo das águas: noturnos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983.

ABBADE, Mario; FERREIRA JUNIOR, Celso Rodrigues. A primeira e única New York City: a discoteca que iniciou a era disco no Brasil. Rio de Janeiro: Autografia, 2016.

ALLEN, Jafari S. There’s a disco ball between us: a theory of black gay life. Durham: Duke University Press, 2021.

BALDWIN, James. Go tell it on the mountain. New York: Laurel, 1985.

BARCINSKI, André. Pavões Misteriosos: a explosão da música pop no Brasil. Campinas: Três estrelas, 2014.

BREDBECK, Gregory W. Troping the light fantastic: Representing disco then and now. GLQ, v. 3, n. 1, p. 71-107, jan. 1996.

BUCKLAND, Fiona. Impossible dance: club culture and queer world-making. Middletown: Wesleyan University Press, 2002.

CRIMP, Douglas. Mourning and militancy. October, v. 51, n.1, p. 3-18, dez. 1989.

CRUZ-MALAVÉ, Arnaldo. Queer Latino Testimonio, Keith Haring, and Juanito Xtravaganza: Hard Tails. London: Palgrave Macmillan, 2007.

DUNN, Christopher. Contracultura: alternative arts and social transformation in authoritarian Brazil. Chappel Hill: UNC Press Books, 2016.

DYER, Richard. Only Entertainment. London and New York: Routledge, 2002.

FONTANARI, Ivan Paolo de Paris. Dancin’ Days: Disco Flashes in 1970s Brazil. In: PITROLO, Flora; ZUBAK, Marko. Global Dance Cultures in the 1970s and 1980s Disco Heterotopias. London: Palgrave Macmillan, 2022. p. 51-75.

FREIRE FILHO, João. Ser feliz hoje: reflexões sobre o imperativo da felicidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.

GAMSON, Joshua. The fabulous Sylvester: the legend, the music, the seventies in San Francisco. Macmillan, 2006.

GAYNOR, Gloria. Soul Survivor. Canada: HarperCollins, 1996.

GEFFEN, Sasha. Glitter up the dark: how pop music broke the binary. Austin: University of Texas Press, 2020.

HADEN-GUEST, Anthony. The last party: Studio 54, disco, and the culture of the night. New York: Viking, 1997.

HOLLERAN, Andrew. Dancer from the Dance. Reino Unido: Random House, 1978.

HUBBS, Nadine. ‘I Will Survive’: musical mappings of queer social space in a disco anthem. Popular Music, v. 26, n. 2, p. 231-244, ma. 2007.

HUGHES, Walter. In the empire of the beat: Discipline and disco. In: ROSE, Tricia; ROSS, Andrew. Microphone Fiends: youth music and youth culture. New York and London: Routledge, 1994. p. 146-157.

LAWRENCE, Tim. Disco and the queering of the dance floor. Cultural Studies, v. 25, n. 2, p. 230-243, mar. 2011.

LAWRENCE, Tim. In defence of disco (again). New Formations, n. 58, p. 128-146, jul. 2006.

LORDE, Audre. Zami: a new spelling of my name. New York: Quality Paperback Book Club, 1993.

MOTTA, Nelson. Noites tropicais: solos, improvisos e memórias musicais. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000.

NYONG'O, Tavia. I feel love: disco and its discontents. Criticism, v. 50, n. 1, p. 101-112, dez. 2008.

OLIVEIRA, Luciana Xavier de. A cena musical da Black Rio: estilos e mediações nos bailes soul dos anos 1970. Salvador: Edufba, 2018.

REDHEAD, Steve. (Org.). Rave off: politics and deviance in contemporary youth culture. Brookfield: Avenbury, 1993.

ROSSET, Clèment. Alegria: a força maior. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.

SILVA, Gabriela Nascimento. ‘Sugerimos o Corte’: as censuras das telenovelas Dancin’ Days e Água Viva em tempos de Estado Autoritário (1978-1980). Dissertação (Mestrado em História). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2018.

SODRÉ, Muniz. Pensar nagô. Petrópolis: Vozes, 2017.

STERZI, Eduardo. A prova dos nove: alguma poesia moderna e a tarefa da alegria. São Paulo: Lumme, 2008.

SOUZA, Vitor Augusto Gama. “Dona Yolanda, o café da senhora já está pronto!”: o copeiro Everaldo e a representação do gay na telenovela Dancin’ Days de Gilberto Braga. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, 2017.

WARHOL, Andy. The Andy Warhol Diaries. New York: Grand Central, 2009.

Pubblicato

2025-04-29

Fascicolo

Sezione

Artigos