Por uma estética disco
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v44i1.66043Parole chiave:
Estética, Disco, Corpo, Queer, DiscotecaAbstract
De volta à pista de dança na segunda metade dos anos de 1970, buscamos neste ensaio não só defender, mas pensar uma estética disco no Brasil. Para além de uma matriz anglófona, centrada no contexto norte-americano e em Nova York, retomamos a sensibilidade disco não por um olhar nostálgico, mas por um vislumbre estético de uma experiência queer que se faz na discoteca como espaço cênico e dramático dos corpos, das danças e das noites. No diálogo entre o ensaio In the defence of disco (1979) de Richard Dyer, o romance Dancer from the Dance (1978) de Andrew Holleran e o grupo Frenéticas a partir da telenovela Dancin’ Days (1978/1979), acompanhamos o neon de uma alegria que se esfumaça na melancolia de uma década de crise econômica e de emergência do neoliberalismo antes da AIDS. Há ainda uma história disco a ser contada no Brasil por outras sensações. Afinal, o que a disco pode nos trazer ainda hoje?
Downloads
Riferimenti bibliografici
ABREU, Caio Fernando. Triângulo das águas: noturnos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983.
ABBADE, Mario; FERREIRA JUNIOR, Celso Rodrigues. A primeira e única New York City: a discoteca que iniciou a era disco no Brasil. Rio de Janeiro: Autografia, 2016.
ALLEN, Jafari S. There’s a disco ball between us: a theory of black gay life. Durham: Duke University Press, 2021.
BALDWIN, James. Go tell it on the mountain. New York: Laurel, 1985.
BARCINSKI, André. Pavões Misteriosos: a explosão da música pop no Brasil. Campinas: Três estrelas, 2014.
BREDBECK, Gregory W. Troping the light fantastic: Representing disco then and now. GLQ, v. 3, n. 1, p. 71-107, jan. 1996.
BUCKLAND, Fiona. Impossible dance: club culture and queer world-making. Middletown: Wesleyan University Press, 2002.
CRIMP, Douglas. Mourning and militancy. October, v. 51, n.1, p. 3-18, dez. 1989.
CRUZ-MALAVÉ, Arnaldo. Queer Latino Testimonio, Keith Haring, and Juanito Xtravaganza: Hard Tails. London: Palgrave Macmillan, 2007.
DUNN, Christopher. Contracultura: alternative arts and social transformation in authoritarian Brazil. Chappel Hill: UNC Press Books, 2016.
DYER, Richard. Only Entertainment. London and New York: Routledge, 2002.
FONTANARI, Ivan Paolo de Paris. Dancin’ Days: Disco Flashes in 1970s Brazil. In: PITROLO, Flora; ZUBAK, Marko. Global Dance Cultures in the 1970s and 1980s Disco Heterotopias. London: Palgrave Macmillan, 2022. p. 51-75.
FREIRE FILHO, João. Ser feliz hoje: reflexões sobre o imperativo da felicidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.
GAMSON, Joshua. The fabulous Sylvester: the legend, the music, the seventies in San Francisco. Macmillan, 2006.
GAYNOR, Gloria. Soul Survivor. Canada: HarperCollins, 1996.
GEFFEN, Sasha. Glitter up the dark: how pop music broke the binary. Austin: University of Texas Press, 2020.
HADEN-GUEST, Anthony. The last party: Studio 54, disco, and the culture of the night. New York: Viking, 1997.
HOLLERAN, Andrew. Dancer from the Dance. Reino Unido: Random House, 1978.
HUBBS, Nadine. ‘I Will Survive’: musical mappings of queer social space in a disco anthem. Popular Music, v. 26, n. 2, p. 231-244, ma. 2007.
HUGHES, Walter. In the empire of the beat: Discipline and disco. In: ROSE, Tricia; ROSS, Andrew. Microphone Fiends: youth music and youth culture. New York and London: Routledge, 1994. p. 146-157.
LAWRENCE, Tim. Disco and the queering of the dance floor. Cultural Studies, v. 25, n. 2, p. 230-243, mar. 2011.
LAWRENCE, Tim. In defence of disco (again). New Formations, n. 58, p. 128-146, jul. 2006.
LORDE, Audre. Zami: a new spelling of my name. New York: Quality Paperback Book Club, 1993.
MOTTA, Nelson. Noites tropicais: solos, improvisos e memórias musicais. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000.
NYONG'O, Tavia. I feel love: disco and its discontents. Criticism, v. 50, n. 1, p. 101-112, dez. 2008.
OLIVEIRA, Luciana Xavier de. A cena musical da Black Rio: estilos e mediações nos bailes soul dos anos 1970. Salvador: Edufba, 2018.
REDHEAD, Steve. (Org.). Rave off: politics and deviance in contemporary youth culture. Brookfield: Avenbury, 1993.
ROSSET, Clèment. Alegria: a força maior. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.
SILVA, Gabriela Nascimento. ‘Sugerimos o Corte’: as censuras das telenovelas Dancin’ Days e Água Viva em tempos de Estado Autoritário (1978-1980). Dissertação (Mestrado em História). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2018.
SODRÉ, Muniz. Pensar nagô. Petrópolis: Vozes, 2017.
STERZI, Eduardo. A prova dos nove: alguma poesia moderna e a tarefa da alegria. São Paulo: Lumme, 2008.
SOUZA, Vitor Augusto Gama. “Dona Yolanda, o café da senhora já está pronto!”: o copeiro Everaldo e a representação do gay na telenovela Dancin’ Days de Gilberto Braga. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, 2017.
WARHOL, Andy. The Andy Warhol Diaries. New York: Grand Central, 2009.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Denilson Lopes, Ribamar Oliveira

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.