Negras imagens no semiárido: reposicionando sua produção de sentido
DOI:
https://doi.org/10.22409/e5qy7p04Palavras-chave:
Afro-indígenas, Racismo, Imagens de controle, Fabulação crítica, ContracolonialidadeResumo
Este artigo tem por objetivo discutir estratégias analíticas que possibilitem o estudo de imagens de pessoas afro-indígenas, produzidas em contextos contracoloniais, em territórios do semiárido baiano. Lançamos mão de conceitos como Améfrica Ladina, representação, e vamos trabalhar com a transmetodologia, que tem possibilitado dialogar com metodologias autoreferenciadas nas epistemologias afro-indígenas, neste caso a fabulação crítica, proposta por Saidiya Hartman, e imagens de controle, por Patrícia Hill Collins. Mantemos o diálogo com Mauad e Verón, a partir da leitura dos signos e da produção de sentido. Para isso, analisaremos as imagens de três mulheres quilombolas. Sustentamos a seguinte indagação: de que forma as imagens das três ativistas negras podem significar imagens de liberdade?
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