Inteligência Artificial e Educomunicação: Explorando Adaptações Literárias

Autores

  • Luiza Gabriela Silveira Pereira Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil
  • Carlos Alberto Coletto Burger Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil
  • Graziela Frainer Knoll Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil
  • Taís Steffenello Ghisleni Univeridade Franciscana - UFN https://orcid.org/0000-0002-5405-9492

DOI:

https://doi.org/10.22409/e86n1162

Palavras-chave:

Educomunicação, Inteligência artificial, Educação midiática

Resumo

 A criação colaborativa de audiobooks é explorada como forma de integrar tecnologia, criatividade e adaptação literária na educomunicação. O estudo relaciona a educomunicação à inteligência artifi cial, discutindo implicações éticas e pedagógicas, e propõe uma sequência didática com o uso do GPT-4 para adaptar obras literárias. A pesquisa qualitativa baseia-se em revisão bibliográfi ca e pesquisa exploratória. Os resultados destacam o potencial da IA para fomentar criatividade e protagonismo estudantil, mas alertam para a necessidade de práticas éticas e pedagógicas para evitar dependência tecnológica ou vieses. Conclui-se que a IA, quando usada de forma consciente, pode enriquecer práticas educomunicativas e desenvolver competências críticas e cidadãs.

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Biografia do Autor

  • Luiza Gabriela Silveira Pereira, Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil

    Aluna do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana - UFN. Bolsista Fapergs.

  • Carlos Alberto Coletto Burger, Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil

    Publicitário. Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana - UFN. Bolsista Capes.

  • Graziela Frainer Knoll, Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil

    Doutora. Professora do Curso de Publicidade e Propaganda e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana - UFN.

  • Taís Steffenello Ghisleni, Univeridade Franciscana - UFN

    Doutora em Comunicação Midiática Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora do Curso de Publicidade e Propaganda e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana - UFN.

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Publicado

2025-08-29