DESPERTANDO O PROTAGONISMO E RESSIGNIFICANDO A EJA EM SÃO GONÇALO
Abstract
Este relato visa analisar o impacto de um projeto interdisciplinar na cultura escolar da Educação de Jovens e Adultos( EJA) na Escola Municipal Leonor Corrêa, em São Gonçalo. O projeto buscou mudar o entendimento dos alunos sobre o papel da escola e despertar o protagonismo no processo de ensino aprendizagem. o projeto foi implementado em dois semestres. No segundo semestre o tema foi "Olhares da EJA"; as turmas exploraram diferentes focos, na turma do 9° ano a discussão sobre o conceito de lazer levou a proposição e realização de uma "Jantar Dançante"( Baile Charme), valorizando uma forma real de lazer dos alunos. A culminância foi a exposição fotográfica "Pelas Lentes da EJA", após oficinas de fotografia ministradas por um inspetor da escola. A implementação demonstrou uma transformação significativa na cultura escolar, marcada pelo aumento da participação, maior receptividade e o desenvolvimento de orgulho dos alunos por suas trajetórias de vida. A inclusão dos saberes e experiências dos alunos, como no caso de baile charme, ressignificou a aprendizagem, tornando-a mais relevante. O projeto comprovou a importância de metodologias que valorizam o aluno como sujeito ativo da construção do conhecimento. O projeto produziu um impacto positivo sobre a cultura escolar da EJA, fortalecendo a equipe pedagógica e ressignificando a prática docente. O sucesso da iniciativa justifica a sua continuidade e a necessidade de aprimorar sua estruturação.
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