DESPERTANDO O PROTAGONISMO E RESSIGNIFICANDO A EJA EM SÃO GONÇALO

Autori

Abstract

Este relato visa analisar o impacto de um projeto interdisciplinar na cultura escolar da Educação de Jovens e Adultos( EJA) na Escola Municipal Leonor Corrêa, em São Gonçalo. O projeto buscou mudar o entendimento dos alunos sobre o papel da escola e despertar o protagonismo no processo de ensino aprendizagem. o projeto foi implementado em dois semestres. No segundo semestre o tema foi "Olhares da EJA"; as turmas exploraram diferentes focos, na turma do 9° ano a discussão sobre o conceito de lazer levou a proposição e realização de uma "Jantar Dançante"( Baile Charme), valorizando uma forma real de lazer dos alunos. A culminância foi a exposição fotográfica "Pelas Lentes da EJA", após oficinas de fotografia ministradas por um inspetor da escola. A implementação demonstrou uma transformação significativa na cultura escolar, marcada pelo aumento da participação, maior receptividade e o desenvolvimento de orgulho dos alunos por suas trajetórias de vida. A inclusão dos saberes e experiências dos alunos, como no caso de baile charme, ressignificou  a aprendizagem, tornando-a mais relevante. O projeto comprovou a importância de metodologias que valorizam o aluno como sujeito ativo da construção do conhecimento. O projeto produziu um impacto positivo sobre a cultura escolar da EJA, fortalecendo a equipe pedagógica e ressignificando a prática docente. O sucesso da iniciativa justifica a sua continuidade e a necessidade de aprimorar sua estruturação.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Biografie autore

  • Elaine Cristina Clemente de Souza, ProEF/UFRRJ

    Mestrado em andamento pelo Programa de Mestrado Profissional em Rede (ProEF/UFRRJ), docente em Educação Física da SME Rio de janeiro e SEMED São Gonçalo.

  • Adriana Martins Correia, UFF e Proef-UFRRJ

    Doutora em Educação Física pela UERJ onde também concluiu o mestrado em Educação Física, professora associada da Universidade Federal Fluminense vinculada ao Instituto de Educação Física e do ProEF- UFRRJ.

Pubblicato

2025-12-26