Processo de conversão e desconversão político-religiosa entre Judeus e Neopentecostais conservadores.
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaensaios.v17.37382Palavras-chave:
identidade política, religiosidade, política internacional, nova direitaResumo
Este artigo está em um ponto intermediário das análises econômicas, sociopolíticas e religiosas da contemporaneidade. Ele se propõe a refletir como a conjuntura política e econômica atual está desenvolvendo a aproximação externa e afastamento interno de atores políticos dentro do campo neopentecostal e judaico. Para isso, é apresentado o conceito de conversão e desconversão como o resultado de um processo político fundamentado na unificação de judeus e neopentecostais conservadores em uma nova comunidade. Isso provoca a reformulação de suas religiosidades, mas também de outros indivíduos da mesma comunidade: por meio do questionamento da identidade desses indivíduos quando possuem crenças políticas divergentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Olga Christina de Oliveira Zunino

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista reserva aos autores os direitos autorais dos textos publicados, enquanto aqueles concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo permitida a posterior reprodução do trabalho, desde que citada a devida fonte. Conceitos e opiniões expressos nos trabalhos publicados são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião editorial da Revista Ensaios.


