Repensando os cânones do Pensamento Social Brasileiro: as teses de 1905, de Manoel Bomfim.

Autores

  • Patrick Silva dos Santos Universidade Federal Fluminense (UFF), Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS).
  • José Geraldo dos Santos Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), Programa de Pós-graduação em História (PPGH).

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaensaios.v17.40767

Palavras-chave:

Manoel Bomfim, cânones, interpretação do Brasil, formação social, Pensamento social brasileiro.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar as teses de Manoel Bomfim (1868-1932) em A América Latina: males de origem (1905), livro escrito no período em que ele se doutorava na França. Com isso, pretendemos demonstrar a importância de suas teses, no que concerne, uma forma de interpretar o Brasil que o aproxima das produções posteriores dos cânones pertencentes a chamada, geração de 30. Assim, a reflexão do médico sergipano em relação ao problema brasileiro e latino-americano subsidiou a formação de textos posteriores de outros autores (ainda que, sem ter sido citado diretamente). Em síntese, estes elementos orientam-nos na adoção de uma perspectiva de repensar os cânones do Pensamento Social Brasileiro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patrick Silva dos Santos, Universidade Federal Fluminense (UFF), Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS).
    Doutorando em Sociologia. Pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS), da Universidade Federal Fluminense (UFF); mestre em Sociologia. Pelo mesmo programa e instituição; graduado em Ciências Sociais. Pelas Faculdades Integradas Campograndenses (FEUC/FIC); docente de sociologia concursado da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ) desde 2015.
  • José Geraldo dos Santos, Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), Programa de Pós-graduação em História (PPGH).
    Doutorando em História. Pelo Programa de Pós-graduação em História (PPGH), da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO); mestre em História pela mesma instituição; especialista em Ensino de Sociologia pela Faculdade de Educação (FE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Desde 1991 é docente de Sociologia concursado da Rede Estadual do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ).

Downloads

Publicado

2021-03-25

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Repensando os cânones do Pensamento Social Brasileiro: as teses de 1905, de Manoel Bomfim. (2021). Ensaios, 17, 67-89. https://doi.org/10.22409/revistaensaios.v17.40767