v. 15 (2019): Jul/dez 2019

					Visualizar v. 15 (2019): Jul/dez 2019

Produzido em contexto de constantes ataques a professores de todos os níveis, este número da Ensaios é dedicado à Educação, que tem sido ainda mais solapada por conta do negacionismo ativo do presidente da República, nestes duros tempos de pandemia. Ao optar por este tema, além de valorizar o patrimônio simbólico da intelectualidade brasileira ligada à Educação, também visamos a homenagear pensadores que atuaram nesta área do conhecimento, tais como Paulo Freire, Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira, tão duramente demonizados e desqualificados por parte de setores da sociedade ligados a fundamentalistas religiosos, grupos políticos autoritários e ultralibeirais. Este volume, portanto, apresenta recorte de pesquisas de licenciandos, licenciados, mestres e doutores, cujo intuito é proporcionar um panorama diverso de como o campo científico e de atuação tem pensado a questão educacional no Brasil.

Publicado: 2020-06-02
  • Editorial

    1-2
    DOI: https://doi.org/10.22409/re.v15i0.42990

Entrevistas

  • Entrevista com Ítalo Campofiorito: a trajetória de um modernista.

    Carlos Douglas Martins Pinheiro Filho
    3-9
    DOI: https://doi.org/10.22409/re.v15i0.42992
  • Inovação curricular: contribuições finlandesas para estruturação de programas brasileiros de formação continuada de professores.

    Azenaide Abreu Soares Vieira, Conceição de Maria Cardoso Costa, Essi Ryymin
    10-35
    DOI: https://doi.org/10.22409/re.v15i0.42996
  • A importância da mediação nas práticas pedagógicas na EJA e na construção de sentidos dos educandos.

    Kaique Borel de Jesus
    38-41
    DOI: https://doi.org/10.22409/re.v15i0.42997
  • Determinantes sociais nas escolhas profissionais: uma análise sobre o curso normal.

    Bruna Navarro Julião
    42-61
    DOI: https://doi.org/10.22409/re.v15i0.42998
  • Oficinas de vídeo pelo celular: o uso, a produção de vídeos e suas possibilidades de utilização como ferramenta pedagógica na educação básica.

    Eric de Almeida Fenelon Delphim Tavares
    62-83
    DOI: https://doi.org/10.22409/re.v15i0.42999
  • O que é o direito à educação no sistema socioeducativo?

    Hemilim da Silva Lessa
    84-106
    DOI: https://doi.org/10.22409/re.v15i0.43000
  • Necropolítica no Estado do Rio de Janeiro.

    Ítalo do Couto Ferreira
    107-123
    DOI: https://doi.org/10.22409/re.v15i0.43001
  • Segurança Pública na Esfera Municipal - Estudo de Caso da Guarda Municipal de Maceió

    Fabio dos Santos
    124-145
  • O impacto do orçamento impositivo de emendas parlamentares individuais e coletivas no Presidencialismo de Coalizão.

    Paula Frias
    146-155
    DOI: https://doi.org/10.22409/re.v15i0.43004

Traduções

  • A atualidade do Maio de 68

    Daniel Blanchard
    156-168
    DOI: https://doi.org/10.22409/re.v15i0.43005
  • Diário de Viagens: compartilhando aventuras pelo registro da memória.

    Luciano Victor Barros Maluly, Clarissa Maria Rosa Gagliardi, Karina Toledo Solha
    169-180
    DOI: https://doi.org/10.22409/re.v15i0.43006
  • Por um Populismo de Esquerda

    Michele Diana Luz
    181-187
    DOI: https://doi.org/10.22409/re.v15i0.43007

Poemas

  • Horror de existir

    Sergio Schargel
    188
    DOI: https://doi.org/10.22409/re.v15i0.43008