Discurso sobre a criança: a questão do ludicismo

Autores

  • Angela Baalbaki Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.2013n34a32965

Palavras-chave:

Discurso sobre criança, categoria, ludicismo

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar o funcionamento do discurso sobre a criança. Baseia-se na fundamentação teórica da Análise do Discurso de linha francesa, especificamente, a tradição inaugurada por M. Pêcheux. Noções como a de categoria criança e de ludicismo foram propostas na tentativa de compreender a constituição dos sentidos do sujeito-criança que circulam em nossa sociedade. As reflexões aqui tomadas indicam que o discurso sobre a criança é atravessado por um ludicismo que implica as relações estabelecidas com o jurídico, dissimulando, pela brincadeira, pelo jogo, o próprio jurídico. Também é característico do ludicismo uma projeção do futuro da criança, o vir-a-ser-sujeito

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Biografia do Autor

  • Angela Baalbaki, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

    Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Letras também pela mesma universidade e doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF), é professor assistente de Linguística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Desenvolve pesquisas na área de Análise de Discurso de linha francesa, e coordena o projeto de pesquisa Divulgação científica: análise discursiva de estudos da linguagem em periódicos dos séculos XIX e XXI. É autora, entre outros, do artigo Análise discursiva de revista de divulgação científica: o lugar da memória do futuro, na Revista do GEL, em 2012, e do livro Linguística III, organizado em parceria com Silmara Dela-Silva et alii, publicado pela Fundação CECIERJ (2013).

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Publicado

2013-07-06

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