O mito do espelho: Silviano Santiago e o desconforto do entre-lugar do discurso latino-americano
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v30i67.66433.ptPalavras-chave:
Silviano Santiago, Entre-lugar, América-latinaResumo
Este trabalho é uma tentativa de releitura histórica de um importante debate levantado por Silviano Santiago nos anos 1970 a respeito das ideias de modelo e cópia. Nesse ponto, estão em foco os problemas do desenvolvimento técnico e do papel do escritor dentro de suas condições produtivas. O estudo baseia-se em considerações de Karl Marx e Walter Benjamin sobre a atuação do desenvolvimento técnico na estrutura das relações sociais. O texto analisa a possível criação do mito do espelho como um paradigma da suposta superioridade do colonizador em relação ao indígena, simbolizando a dialética civilização/barbárie. Para isso, o ensaio “O entre-lugar do discurso latino-americano” (1971) e a sua busca por alternativas para a dialética entre o “modelo original” do colonizador e a “cópia” do escritor latino-americano são retomados como foco da discussão; a principal proposta desse estudo é de que o mito do espelho é o ponto arcaico do problema e que é a partir do espelho trazido pelo colonizador que se pode enxergar o reflexo do Novo Mundo.
Downloads
Referências
ALLIEZ, Éric; LAZZARATO, Maurizio. Guerras e Capital. Tradução de Pedro Paulo Pimenta. São Paulo: Ubu, 2021.
ANDRADE, Oswald de. Erro de português. In: ANDRADE, Oswald de. Obras completas, v. 7, poesias reunidas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971. p. 177.
ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Penguin-Companhia, 2014.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas, v. 1. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987a. p. 165-196.
BENJAMIN, Walter. O autor como produtor. Conferência pronunciada no Instituto para o Estudo do Fascismo, em 27 de abril de 1934.
In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas, v. 1. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987b. p. 120-136.
CAMINHA, Pero Vaz de. A carta de Pero Vaz de Caminha. [S.l.]. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional. Disponível em: http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/livros_eletronicos/carta.pdf. Acesso em: 2 fev. 2021.
CANDIDO, Antonio. Movimento e parada. In: CANDIDO, Antonio.
Na sala de aula. São Paulo: Ática, 1986. p. 7-19.
COLÓN, Cristóbal. Relaciones y cartas de Cristóbal Colón. Madrid: Viuda de Hernando, 1892.
COMPAGNON, Antoine. Uma economia da escritura. In: COMPAGNON, Antoine. O trabalho da citação. Tradução de Cleonice P. B. Mourão. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1996. p. 153-155.
DURÃO, José de Santa Rita. Caramuru: poema épico. [S.l.]. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional. Disponível em: http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/livros_eletronicos/caramuru.pdf. Acesso em: 2 fev. 2021.
FOSTER, Hal. O artista como etnógrafo. In: FOSTER, Hal. O retorno do real. São Paulo: Ubu, 2017. [Ebook]
FOUCAULT, Michel. L’ordre du discours. Leçon inaugurale au Collège de France prononcée le 2 décembre 1970. [S.l.]. Paris: Gallimard, 1971.
GUERRAS da conquista. (Temporada 1, ep. 1). Guerras do Brasil [seriado]. Direção: Luiz Bolognesi. Ilustrações: Mauricio Negro. Roteiro: Felipe Milanez e Luiz Bolognesi. Produção: Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi. Brasil: Buriti Filmes, 2018. 1 vídeo. 26 min., son., cor. Disponível em: https://tamandua.tv.br/filme/default.aspx?name=as_guerras_da_conquista. Acesso em: 15 abr. 2021.
HAN, Byung-Chul. Além da sociedade disciplinar. In: HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. 2. ed. Tradução de Enio Paulo Giachini. Petrópolis: Vozes, 2019. p. 15-19
MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. Tradução de Florestan Fernandes. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
MARX, Karl. O caráter fetichista da mercadoria e seu segredo.
In: JINKINGS, Ivana; SADER, Emir (org.). As armas da crítica: antologia do pensamento de esquerda. Tradução de Paula Almeida et al. São Paulo: Boitempo, 2012. [E-book]
NOBRE, Marcos. Depois da “formação”. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/depois-da-formacao/. Acesso em: 6 de abr. 2021.
SANTIAGO, Silviano. O entre-lugar do discurso latino-americano. In: SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre dependência cultural. Rio de Janeiro: Rocco Digital, 2013. [E-book]
SCHWARZ, Roberto. Nacional por subtração. In: SCHWARZ, Roberto. As ideias fora do lugar. São Paulo: Companhia das Letras, 2014. [E-book]
TROTSKI, Leon. A cultura e a arte proletárias. In: TROTSKI, Leon. Literatura e revolução. Tradução de Luiz Alberto Moniz Bandeira. Rio de Janeiro: Zahar, 2007. [E-book]
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gragoatá

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.







