O Sul é lugar na totalidade-mundo: crítica e literatura relacionais na América Latina
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v30i67.66702.ptPalavras-chave:
Diamela Eltit, Edimilson de Almeida Pereira, Édouard Glissant, Relação e mutilação, Ensaio e crítica latino-americanosResumo
O presente ensaio deslinda as potencialidades representadas por uma literatura e uma crítica relacionais na América Latina, isto é, comprometidas com processos multidirecionais e dinâmicos não restritos aos limites estabelecidos por fronteiras nacionais, disciplinares ou formais. Para esse fim, definiu-se como base teórica a obra do poeta e ensaísta das Antilhas Édouard Glissant, com ênfase nos conceitos de totalidade-mundo, lugar, diversidade e relação, associada a uma perspectiva decolonial. A poética da Relação de Glissant e a contribuição dos estudos decoloniais tornaram possível um estudo que, crítico às estruturas dicotômicas modernas (como centro e periferia; natureza e cultura; corpo e mente), explorasse a percepção, no âmbito da literatura latino-americana contemporânea, de consonâncias éticas e estéticas não óbvias. Nesses termos, buscou-se reconhecer processos criativos intercomunicantes desenvolvidos em realidades situadas na América Latina por meio da abordagem comparativista de obras do poeta brasileiro Edimilson de Almeida Pereira e da escritora chilena Diamela Eltit. Diante da constatação de que, em suas evidentes diferenças, Pereira e Eltit exploram a violência impressa no corpo da linguagem como parte de uma atitude criadora capaz de convocar relações, propôs-se a mutilação como conceito operador da leitura crítica de obras que, a exemplo das selecionadas, pressupõem o lugar como elemento da enunciação da experiência no Sul Global. A mutilação constituiria, nesses termos, elemento estético de conexão entre atividades literárias desenvolvidas a partir da apropriação criativa e reflexiva de ações de destruição em contextos geopolíticos e culturais atravessados pela colonialidade. Concomitantemente, buscou-se desenvolver a própria ensaística como exercício da relação convertida em fundamento metodológico da crítica literária.
Downloads
Referências
DAFLON, Claudete. Meu país é um corpo que dói. Belo Horizonte: Relicário, 2022.
ELTIT, Diamela. El cuarto mundo. In: Tres novelas. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económico, 2004. p.61-113
ELTIT, Diamela. Impuesto a la carne. 3. ed. Santiago: Editorial Planeta Chilena, 2011.
ELTIT, Diamela. Jamás el fuego nunca. Cáceres: Periférica, 2007.
ELTIT, Diamela. Emergencias. Santiago: Editorial Planeta, 2014.
ELTIT, Diamela. Fuerzas especiales. Cáceres: Periférica, 2015.
ELTIT, Diamela. Réplicas: escritos sobre literatura, arte y política. Santiago: Editorial Planeta, 2016.
ERRÁZURIZ, Paz; ELTIT, Diamela. O infarto da alma. Tradução de Livia Deorsola. São Paulo: IMS, 2020.
GILROY, Paul. O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência. Tradução de Cid Knipel Moreira. 2 ed. São Paulo: Editora 34, 2012.
GLISSANT, Édouard. Introdução a uma poética da diversidade. Tradução de Enilce do Carmo Albergaria Rocha. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2005.
GLISSANT, Édouard. Poética de la relación. Tradução de Senda Inés Sferco e Ana Paula Penchaszadeh. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes, 2017.
GREEN, Mary. Diamela Eltit: reading the mother. Woodbridge: Tamesis, 2007.
GUZMÁN, Patricio. Filmar lo que no se ve: una manera de hacer documentales. Madri: DOCMA Asociación de Cine Documental, 2016.
MIGNOLO, Walter. Desobediencia epistémica: retórica de la modernidad, lógica de la colonialidad y gramática de la descolonialidad. Buenos Aires: Ediciones del Signo, 2010.
MIGNOLO, Walter; WALSH, Catherine. On decoloniality. United States: Duke University Press, 2018.
PEREIRA, Edimilson de Almeida. Diquixi: estudo para cabeças de Artur Timóteo da Costa. São Paulo: Círculo de Poemas, 2022.
PEREIRA, Edimilson de Almeida. Blue note: entrevista imaginada. 2ª ed. Rio de Janeiro: Papéis Selvagens, 2023a.
PEREIRA, Edimilson de Almeida. A morte também aprecia o jazz. São Paulo: Círculo de Poemas, 2023b.
SALLAS, Ana Luisa Fayet. Ciência do homem e sentimento da natureza: viajantes alemães no Brasil do século XIX: Curitiba: Editora da UFPR, 2013.
WEINBERG, Liliana. El ensayo en busca del sentido. Madrid: Iberoamericana, 2014.s no Brasil do século XIX: Curitiba: Editora da UFPR, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gragoatá

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.







