O Sul é lugar na totalidade-mundo: crítica e literatura relacionais na América Latina

Autores

  • Claudete Daflon Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v30i67.66702.pt

Palavras-chave:

Diamela Eltit, Edimilson de Almeida Pereira, Édouard Glissant, Relação e mutilação, Ensaio e crítica latino-americanos

Resumo

O presente ensaio deslinda as potencialidades representadas por uma literatura e uma crítica relacionais na América Latina, isto é, comprometidas com processos multidirecionais e dinâmicos não restritos aos limites estabelecidos por fronteiras nacionais, disciplinares ou formais. Para esse fim, definiu-se como base teórica a obra do poeta e ensaísta das Antilhas Édouard Glissant, com ênfase nos conceitos de totalidade-mundo, lugar, diversidade e relação, associada a uma perspectiva decolonial. A poética da Relação de Glissant e a contribuição dos estudos decoloniais tornaram possível um estudo que, crítico às estruturas dicotômicas modernas (como centro e periferia; natureza e cultura; corpo e mente), explorasse a percepção, no âmbito da literatura latino-americana contemporânea, de consonâncias éticas e estéticas não óbvias. Nesses termos, buscou-se reconhecer processos criativos intercomunicantes desenvolvidos em realidades situadas na América Latina por meio da abordagem comparativista de obras do poeta brasileiro Edimilson de Almeida Pereira e da escritora chilena Diamela Eltit. Diante da constatação de que, em suas evidentes diferenças, Pereira e Eltit exploram a violência impressa no corpo da linguagem como parte de uma atitude criadora capaz de convocar relações, propôs-se a mutilação como conceito operador da leitura crítica de obras que, a exemplo das selecionadas, pressupõem o lugar como elemento da enunciação da experiência no Sul Global. A mutilação constituiria, nesses termos, elemento estético de conexão entre atividades literárias desenvolvidas a partir da apropriação criativa e reflexiva de ações de destruição em contextos geopolíticos e culturais atravessados pela colonialidade. Concomitantemente, buscou-se desenvolver a própria ensaística como exercício da relação convertida em fundamento metodológico da crítica literária.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

DAFLON, Claudete. Meu país é um corpo que dói. Belo Horizonte: Relicário, 2022.

ELTIT, Diamela. El cuarto mundo. In: Tres novelas. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económico, 2004. p.61-113

ELTIT, Diamela. Impuesto a la carne. 3. ed. Santiago: Editorial Planeta Chilena, 2011.

ELTIT, Diamela. Jamás el fuego nunca. Cáceres: Periférica, 2007.

ELTIT, Diamela. Emergencias. Santiago: Editorial Planeta, 2014.

ELTIT, Diamela. Fuerzas especiales. Cáceres: Periférica, 2015.

ELTIT, Diamela. Réplicas: escritos sobre literatura, arte y política. Santiago: Editorial Planeta, 2016.

ERRÁZURIZ, Paz; ELTIT, Diamela. O infarto da alma. Tradução de Livia Deorsola. São Paulo: IMS, 2020.

GILROY, Paul. O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência. Tradução de Cid Knipel Moreira. 2 ed. São Paulo: Editora 34, 2012.

GLISSANT, Édouard. Introdução a uma poética da diversidade. Tradução de Enilce do Carmo Albergaria Rocha. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2005.

GLISSANT, Édouard. Poética de la relación. Tradução de Senda Inés Sferco e Ana Paula Penchaszadeh. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes, 2017.

GREEN, Mary. Diamela Eltit: reading the mother. Woodbridge: Tamesis, 2007.

GUZMÁN, Patricio. Filmar lo que no se ve: una manera de hacer documentales. Madri: DOCMA Asociación de Cine Documental, 2016.

MIGNOLO, Walter. Desobediencia epistémica: retórica de la modernidad, lógica de la colonialidad y gramática de la descolonialidad. Buenos Aires: Ediciones del Signo, 2010.

MIGNOLO, Walter; WALSH, Catherine. On decoloniality. United States: Duke University Press, 2018.

PEREIRA, Edimilson de Almeida. Diquixi: estudo para cabeças de Artur Timóteo da Costa. São Paulo: Círculo de Poemas, 2022.

PEREIRA, Edimilson de Almeida. Blue note: entrevista imaginada. 2ª ed. Rio de Janeiro: Papéis Selvagens, 2023a.

PEREIRA, Edimilson de Almeida. A morte também aprecia o jazz. São Paulo: Círculo de Poemas, 2023b.

SALLAS, Ana Luisa Fayet. Ciência do homem e sentimento da natureza: viajantes alemães no Brasil do século XIX: Curitiba: Editora da UFPR, 2013.

WEINBERG, Liliana. El ensayo en busca del sentido. Madrid: Iberoamericana, 2014.s no Brasil do século XIX: Curitiba: Editora da UFPR, 2013.

Downloads

Publicado

2025-06-18

Como Citar

O Sul é lugar na totalidade-mundo: crítica e literatura relacionais na América Latina. (2025). Gragoatá, 30(67), e66702. https://doi.org/10.22409/gragoata.v30i67.66702.pt