CASO PARA ENSINO: ESTUDOS SOBRE O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Autores

  • Luiz Rodrigo Cunha Moura Centro Universitário UNA
  • Ricardo Teixeira Veiga Professor Associado da UFMG
  • Nina Rosa Silveira Cunha Professora Associada da UFV
  • Luiz Eduardo Leite de Moura Professor da Unipac - Campus Ponte Nova-MG

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v5i3.11008

Resumo

O gestor do Pet Shop Amigo dos Animais, está interessado em conhecer o comportamento dos seus clientes. Os alunos através deste estudo de caso – que também pode ser estendido para toda a cadeia produtiva para animais de estimação tornando-se um caso de ensino -, terão o objetivo principal de analisar os diversos fatores que influenciam o comportamento dos consumidores, relacionando conceitos do Comportamento do Consumidor e do Marketing. Este caso apresenta uma descrição de produtos e serviços desenvolvidos especialmente para esse mercado, bem como o comportamento dos seus donos como consumidores, incluindo dados e informações financeiras e mercadológicas. A relevância desse tipo de trabalho para os alunos é a exigência da construção da argumentação, da síntese e de um diagnóstico, a partir de perguntas que envolvem a associação entre aspectos teóricos vistos em sala de aula com uma situação que ocorre atualmente no Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Rodrigo Cunha Moura, Centro Universitário UNA

    Doutor em Administração pela UFMG.

    Mestre em Administração pela UFMG.

    Especialista em Tecnologia da Informação e Gestão Empresarial pela PUC-MINAS

    Bacharel em Informática pela UFV

  • Ricardo Teixeira Veiga, Professor Associado da UFMG

    Bacharel em Computação pela UFMG

     

    Mestre em Administração pela UFMG

     

    Doutor em Administração pela UFMG.

     

    Professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais.

     

     

     

     

     

  • Nina Rosa Silveira Cunha, Professora Associada da UFV

    Bacharel em Direito pela Faculdade de Itauna - MG.

     

    Mestra em Administração pela UFMG.

     

    Doutora em Economia Rural pela UFV.

     

    Professora Associada da Universidade Federal de Viçosa - MG.

     

     

     

     

     

  • Luiz Eduardo Leite de Moura, Professor da Unipac - Campus Ponte Nova-MG

    Bacharel em Direito pela Faculdade de Itaúna - MG.

     

    Bacharel em Administração pelo Centro Unversitário UNA - MG.

     

    Mestre em Administração pelo FEAD-MG.

     

    Professor da Universidade Presidente Antônio Carlos - Campus Ponte Nova - MG.

     

     

     

     

     

Downloads

Publicado

2011-12-14

Edição

Seção

Produto Tecnológico Educacional