Reflexão e imbricação das atividades da firma com seus valores de uso e de troca

Autores

  • Paulo Hayashi Jr Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP
  • Nobuiuki Costa Ito Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP
  • Fernando Antonio Prado Gimenez Escola de Administração da UFPR

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v9i1.11205

Resumo

A firma existe com o propósito de criar valor de uso suficientemente adequado a ponto de ter valor comercial. O valor de troca deve não apenas pagar as atividades da firma como também gerar certos benefícios, financeiros ou não. Tanto o valor de uso quanto o valor de troca dependem das atividades da firma que são: procurar, manter, transformar e distribuir. Por sua vez, a estratégia deve envolver tanto o lado da criação quanto a proteção e a expansão do valor. Todavia, parece haver indícios de que a cocriação de valor por meio de uma participação mais ativa e colaborativa do consumidor tem permitido a algumas empresas obterem certa vantagem competitiva em relação a outras no mercado. Espera-se, neste trabalho, contribuir com o desenvolvimento do assunto por meio da análise dos valores, bem como dos níveis de produtos.

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Biografia do Autor

  • Paulo Hayashi Jr, Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP
    Doutor em Administração pela UFRGS/ Professor da Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP
  • Nobuiuki Costa Ito, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP
    Doutorando em Administração - FEA/USP
  • Fernando Antonio Prado Gimenez, Escola de Administração da UFPR
    PhD em Administração pela Manchester Business School/ University of Manchester. Professor e pesquisador da PPGADM da UFRGS

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Publicado

2015-03-30

Edição

Seção

Artigos/Papers