O crowdsourcing como fator de competitividade: uma investigação em pequenas empresas do setor da moda em Fortaleza
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v9i3.11230Abstract
O crowdsourcing é uma estratégia de cocriação de valor por meio da qual as empresas captam diretamente a contribuição de seus consumidores para a criação de novos produtos e soluções, aumentando a sua capacidade de inovação e, ao mesmo tempo, reduzindo custos, distanciando-se dos concorrentes e do risco de insolvência. O objetivo principal do artigo foi investigar o nível de maturidade e o grau de receptividade dos pequenos empresários quanto à adoção de práticas de crowdsourcing. Por meio de um estudo de campo realizado no setor da moda na Região Metropolitana de Fortaleza, constatou-se que os empresários da amostra não estão ainda preparados para a implementação do crowdsourcing. Discutiu-se também, a partir de revisão bibliográfica sobre novas abordagens da inovação, e valendo-se de estatísticas oficiais sobre mortalidade de empresas no Brasil, como os benefícios propiciados pelo crowdsourcing podem contribuir para mitigar os fatores de insolvência de micro e pequenas empresas.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-09-30
Issue
Section
Artigos/Papers
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.

