Empresarização da saúde pública: o caso da EBSERH

Autores

  • Janiele Cristine Peres Borges Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Márcio Barcelos Universidade Federal de Pelotas
  • Marcio Silva Rodrigues Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v12i4.27119

Resumo

Tomando como objeto empírico a constituição e implementação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), o objetivo deste texto é analisar como a ideia de empresarização, isto é, como a generalização da forma empresa se expressa nesse processo. Para tanto, realizou-se uma análise documental, tendo como corpus de análise um conjunto de documentos oficiais que estruturaram o processo de constituição e implementação da EBSERH. Dentre os principais achados ressalta-se o papel dos órgãos de controle e fiscalização, especialmente o TCU, que após a identificação de problemas na gestão dos hospitais universitários federais, passou a preconizar soluções empresarias. Dentro desse modelo, termos como “metas”, “indicadores”, “responsabilidade por resultados”, “parâmetros de produtividade”, “benchmarking” surgem como balizadores para o que seria concebido como “boas práticas” que deveriam ser inseridas na gestão pública.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Janiele Cristine Peres Borges, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Graduada em Administração e Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Mestra em Administração pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG) e Doutoranda em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul  (UFRGS)
  • Márcio Barcelos, Universidade Federal de Pelotas
    Doutor em Sociologia pela Universidade Fedreal do Rio Grande do Sul. Professor do Curso de Administração e do Mestrado Profissional em Adminsitração Pública da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
  • Marcio Silva Rodrigues, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
    Doutor em Admnistração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Curso de Bacharelado em Administração, do Programa de Pós-Graduação em Sociolgia (PPGS) e do Programa de Pós-Graduação em DesenvolviMento Territorial e Sistemas Agroindustriais (PPGDTSA) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Lider do Núcleo de Estudos Marcelo Milano Falcão Vieira (NeMaVi).

Downloads

Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Artigos/Papers