Fatores da decisão locacional em arranjo produtivo local

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v16i3.53334

Resumo

Este estudo busca investigar a estrutura relacional e os fatores que influenciam a decisão locacional das organizações presentes no Arranjo Produtivo Local (APL) de Biotecnologia da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e entrevista e analisados através de estatística descritiva, análise de conteúdo e análise sociométrica. Os resultados indicaram que é importante considerar tanto a disponibilidade de espaço e infraestrutura, quanto questões de proximidades, financiamento e características pessoais. Viu-se, também, que as relações entre os atores são incipientes e há concentração de empresas no APL, porém não é alta.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Luiza Monteiro Bastos Ornellas, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

    Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) da linha de pesquisa: Gestão Estratégica, Marketing e Inovação. Mestre em Administração pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) linha de pesquisa Processos e sistemas decisórios em arranjos organizacionais, graduada em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Tem experiência com redação de textos e métodos qualitativos e quantitativos na área de Administração

  • Uajará Pessoa Araújo, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

    Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Ouro Preto e em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São João del-Rei. É Especialista em Gestão Executiva pela Universidade de São Paulo onde também concluiu os créditos para o mestrado em engenharia metalúrgica. É Mestre Profissional em Administração pela Universidade Federal da Bahia. É Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo. É Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras, onde também concluiu seu primeiro pós-doutorado, em administração. Tem experiência acumulada em 20 anos de gestão empresarial, em setores da siderurgia, não-ferrosos, mineração e produtos químicos. Atualmente é professor associado da carreira de magistério superior do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais onde leciona na graduação em engenharias, letras e administração e no mestrado em administração; conduzindo pesquisas com foco no processo de tomada de decisões especialmente nos campos científico e tecnológico. Pesquisador do Grupo Orbis Scientia, voltado para o estudo e desenvolvimento de métodos de pesquisa aplicados à Teoria de Decisão.

  • Cleber Carvalho de Castro, Universidade Federal de Lavras

    Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Lavras (1995), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Lavras (PPGA/UFLA) no período de 2008 a 2010, Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação em 2011 e Coordenador de Projetos do Centro de Educação a Distância (CEAD) no período de 2011 a 2012, além de ter atuado como professor em diversas instituições no Paraná (Unioeste, Univel, Unipar e Unifoz) e Rio Grande do Sul (Unisinos) e coordenador do Curso de graduação em Administração na Univel por 3 anos. Foi Líder do Tema Inovação, Cooperação e Redes Organizacionais da Divisão de Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação da ANPAD em 2015 e 2016, líder do Grupo de Estudos em Redes, Estratégia e Inovação (GEREI), cadastrado no diretório do CNPq, de 2010 a 2018, Coordenador Geral do Colóquio de Redes, Estratégia e Inovação desde sua primeira edição em 2010 até 2017, Coordenador Geral do Workshop de Redes, Estratégia e Inovação desde sua primeira edição em 2013 até 2015, atuando como pesquisador da FAPEMIG e CAPES (Líder do Projeto Pró-Administração que envolveu quatro instituições), atuou como Líder do Projeto Pró-Administração durante 4 anos, financiado pela CAPES (envolvendo quatro instituições), Coordenador Institucional UAB de 2011 a 2016, Coordenador Institucional UAB Adjunto de 2016 a 2019 e Diretor de Educação a Distância da UFLA de 2016 a 2020 e Diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NINTEC) da UFLA em 2020. Atualmente é professor Associado no Departamento de Gestão Agroindustrial da Universidade Federal de Lavras, orientador de Mestrado e Doutorado em Administração, Coordenador Institucional da Universidade Aberta do Brasil (UAB) desde 2019, membro do Conselho de Ética da UFLA desde 2018, consultor ad hoc para Avaliação Institucional e de Cursos Superiores do Ministério da Educação desde 2006. Tem experiência como professor, pesquisador, gestor educacional e consultor na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Redes de organizações, Capacidade relacional, Aglomerados produtivos, Agronegócio e Gestão da tecnologia e inovação.

  • Fabrício Molica de Mendonça, Universidade Federal de São João Del Rei

    Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (1992), mestrado pela Universidade Federal de Viçosa (1996) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é colaborador e pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor do programa de Mestrado Acadêmico em Administração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Coordenador e professor do programa de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação e professor Associado II da Universidade Federal de São João Del-Rei. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: custos, sistema de informação, incubação e micro e pequena empresa, Logística Reversa, mapeamento e análise de processos e Gestão Pública.

Downloads

Publicado

2022-09-27

Edição

Seção

Artigos/Papers