EXISTE SELEÇÃO DE PERFIS DE ESTUDANTES NA REDE PÚBLICA ESTADUAL?

UM ESTUDO DE CASO SOBRE O PERFIL DO ALUNADO DE UMA ESCOLA DE NITERÓI/RJ

Auteurs

  • Tulio Tavares UERJ

Résumé

Este artigo é resultado de uma pesquisa de monografia que analisou a dinâmica de seleção dos estudantes de uma escola da rede pública estadual (SEEDUC-RJ) localizada na cidade de Niterói, região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. O estudo partiu da literatura da Sociologia da Educação com relação ao fenômeno pouco aparente da disputa por escolas públicas comuns que articulam qualidade com equidade de ensino (pouca seletividade socioeconômica) e a mobilização de famílias dos segmentos de menor rendimento por escolas com alto prestígio na hierarquia educacional. Além disso, é apresentado brevemente a cidade de Niterói, onde o colégio analisado está inserido, um breve histórico acerca da constituição analisada e do ensino médio regular. Como procedimento metodológico, foi aplicado um questionário a egressos do Colégio Estadual Esplendor [1]pela ferramenta Google Forms, obtendo 82 respostas, com o objetivo de delinear o perfil e as condições sociais do alunado e suas expectativas para realizarem os estudos na referida escola. 

 

[1] A fim de garantir a privacidade dos informantes foi adotado como nome fictício da instituição de ensino pesquisada Colégio Estadual Esplendor (CEE).

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2022-03-13