Estética do performativo ou o fim do teatro de pesquisa dos grandes mestres pedagogos? Eugenio Barba, Presente!
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1728.57-70Palavras-chave:
Eugenio Barba, estética do performativo, dramaturgia do atorResumo
Neste estudo coloca-se em questão se o teatro de pesquisa dos grandes mestres pedagogos do século XX, no qual Barba é herdeiro, seria o último baluarte de um teatro que se investe, de forma artesanal, contra a doxa institucionalizada pelas práticas pós-dramáticas ou da estética do performativo, que em sua consagração mundial vem sistematicamente sacrificando e esvaziando de significado ou importância aquilo que na essência se constitui a base de pesquisa dos mestres pedagogos, de toda uma geração: a busca pela arte secreta do ator.
Downloads
Referências
BARBA, Eugenio. Un amuleto fatto di memoria. Il significato degli esercizi nella drammaturgia dell’attore. In_ Drammaturgia dell’attore. DE MARINIS, Marco (Org). Teatro Eurasiano, n.3, 1997.
_________. Teatro. Solitudine, mestiere, rivolta. Milano: Ubulibri, 2000.
________. A canoa de papel. Tratado de Antropologia Teatral. Brasilia: Dulcina Editora, 2009.
BROOK, Peter. O teatro e seu espaço. Petrópolis: Editora Vozes, 1970.
DE MARINIS, Marco. Il teatro dopo l’età d’oro. Roma: Bulzoni Editore, 2013.
________. El nuevo teatro, 1947-1970. Barcelona: Paidós, 1988.
________. Capire il teatro. Lineamenti di una nuova teatrologia. Roma: Bulzoni, 2000.
FISCHER-LICHTE, Erika. Estetica del performativo, una teoria del teatro e dell’arte. Roma: Carocci editore, 2014.
GROTOWSKI, Jersy. POLASTRELLI, Carla (Org.). O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Fondazione Pontedera Teatro/Edições SESCSP/ Perspectiva, 2010.
OSTERMEIER, Thomas. BANU, Georges (Org.) Le Théâtre et la peur. France: Actes Sud, 2016.
SONTAG, Susan. Contra a interpretação. Porto Alegre: LPM, 1987.
UNO, Kuniich. A Gênese de um corpo desconhecido. São Paulo: n-1 edições, 2012.
VARLEY, Julia. Sottopartitura: ancora un termine utile e sbagliato. Risposte a Patrice Pavis. In Drammaturgia dell’attore. DE MARINIS, Marco (Org). Teatro Eurasiano, n.3, 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).