Corpo e insurreição na poesia de Judith Teixeira

Autores

  • Mauro Dunder Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v13i26.48903

Palavras-chave:

Judith Teixeira, Corpo feminino, Resistência, Insurreiçao, Poesia portuguesa de autoria feminina

Resumo

O presente artigo discute a presença do corpo na poesia da portuguesa Judith Teixeira, não apenas como manifestação estética, mas, principalmente, como forma de resistência e insurreição. Em um momento conservador da história de Portugal e em meio ao turbilhão provocado pela geração de Orpheu, o meio literário português, predominantemente masculino, aceitou bem poetisas que correspondessem, na sua escrita, ao modelo de mulher criado pela poesia medieval e sustentado até o Romantismo. Por meio de uma poesia impactante e provocativa, Judith Teixeira enfrentou o patriarcado poético trazendo para os seus textos não apenas o corpo feminino, mas um corpo que deseja, é desejado e vive múltiplas formas de prazer.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mauro Dunder, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Professor Adjunto do Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da mesma universidade. Líder do grupo de pesquisa “Literatura de Autoria Feminina” (CNPq/UFRN).

Referências

CAETANO, Marcello. Arte sem moral nenhuma. In Ordem Nova, n° 4. Lisboa, 1926.

DAL FARRA, Maria Lúcia. TEIXEIRA, Judith. In MARTINS, Fernando Cabral (org.). Dicionário de Fernando Pessoa e do modernismo português. Lisboa: Caminho, 2008, pp. 845-846).

LOURENÇO, Eduardo. A Nau de Ícaro seguido de Imagem e Miragem da Lusofonia. Lisboa: Gradiva, 2004.

LUGARINHO, Mário César. “Literatura de Sodoma”: o cânone literário e a identidade homossexual. In Revista Gragoatá, n°14. Niterói: Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, 2003.

OLIVEIRA, Andreia. Judith Teixeira: a boca é o vazio cheio da periferia. In Cadernos de Literatura Comparada. Nº. 29. Porto: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, dez. 2013, pp. 245-258.

PESS OA, Fernando. Correspondência Inédita. Org. e notas: Manuela Parreira da Silva. Lisboa: Livros Horizonte, 1996.

TEIXEIRA, Judith. Poemas. Lisboa: & Etc, 1996.

Downloads

Publicado

2021-04-24

Como Citar

Corpo e insurreição na poesia de Judith Teixeira. (2021). Abril – NEPA UFF, 13(26), 33-42. https://doi.org/10.22409/abriluff.v13i26.48903