ENSINO DE QUÍMICA PARA PRIVADOS DE LIBERDADE: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA (RE)EDUCAÇÃO DE ALUNOS DE UM CENTRO DE RECUPERAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ.

Autores

  • Dhaniella Cristhina Brito Oliveira Universidade do Estado do Pará Autor
  • Luely Oliveira Silva Universidade do Estado do Pará Autor
  • Sandra Maciel Almeida Universidade Federal Fluminense Autor

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i32.39310

Palavras-chave:

Ensino de química, Privados de liberdade, Desafios

Resumo

Como é realizado o ensino de química em unidades prisionais do Estado do Pará? Indagado isto o presente artigo objetiva apresentar, discutir e propor didáticas para o ensino de química a privados de liberdade no Estado. O trabalho realizou-se pelo método de pesquisa ação, com coleta de dados por meio de entrevistas com alunos e com o professor de química e finalizou com a realização de intervenções pedagógicas. Os resultados apontam ausência de formação continuada aos professores, falta de materiais didáticos e alunos que associam a química somente a práticas criminosas. Quanto às intervenções, realizaram-se aulas com abordagem lúdica, experimental e aula-oficina. Em conclusão, destaca-se a necessidade de criar políticas públicas voltadas aos alunos e profissionais desta educação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dhaniella Cristhina Brito Oliveira, Universidade do Estado do Pará
    Discente de Licenciatura em Ciências Naturais com habilitação em Química, Universidade do Estado do Pará
  • Luely Oliveira Silva, Universidade do Estado do Pará
    Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Pará (2006) e é Especialista em Docência em Ensino Superior e Mestre em química Orgânica (UFPA), Doutorado em andamento em Química Orgânica (UFPA). Professora Auxiliar III da Universidade do Estado do Pará Campus VIII (Marabá)
  • Sandra Maciel Almeida, Universidade Federal Fluminense
    Pedagoga pela Universidade Federal Fluminense (1997), com Mestrado (2000) e doutorado em Educação (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é professora de Didática da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde coordena o Núcleo de Etnografia, Educação e Justiça Social e é Membro do Formar - Grupo de Pesquisa em Formação e Práticas Pedagógicas e do Núcleo de Didática e Formação de Professores. Pesquisa Etnografia da Prisão de Mulheres e tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Prisional e Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: etnografia e educação; exclusão e gênero.

Downloads

Publicado

2019-07-29

Como Citar

ENSINO DE QUÍMICA PARA PRIVADOS DE LIBERDADE: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA (RE)EDUCAÇÃO DE ALUNOS DE UM CENTRO DE RECUPERAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ. (2019). RevistAleph, 32, 117-137. https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i32.39310