A RESISTÊNCIA DO ENSINO INCLUSIVO DIANTE DAS BARREIRAS POLÍTICAS E SOCIAIS - COTIDIANO ESCOLAR E O TRABALHO DOCENTE

THE RESISTANCE OF INCLUSIVE EDUCATION IN THE FACE OF POLITICAL AND SOCIAL BARRIERS – SCHOOL DAILY LIFE AND TEACHING WORK

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rrmmvn39

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO, INCLUSÃO, DIREITOS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, POLÍTICA

Resumo

O presente artigo tem como tema o ensino inclusivo e a atuação docente na promoção da inclusão escolar. Como objetivo, busca analisar a importância das práticas pedagógicas inclusivas no processo de escolarização de estudantes com necessidades educacionais específicas. A metodologia adotada consiste em uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, fundamentada em legislações vigentes e em estudos de autores da área da educação inclusiva. Os resultados indicam que a atuação do professor é elemento central para a efetivação da inclusão, sendo imprescindível o uso de práticas pedagógicas adaptadas às necessidades dos estudantes. Conclui-se que a consolidação de uma escola inclusiva depende do compromisso docente aliado às políticas públicas educacionais.

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Biografia do Autor

  • FELIPE DE MACEDO IMENES, UERJ

    Licenciado em Matemática e especialista em Gestão Escolar Integrada. Atualmente atuando como professor de Matemática no Governo do Estado do Rio de Janeiro e na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Interesse em pesquisa relacionada à etnomatemática e desenvolvimento de projetos aplicáveis ao cotidiano do aluno. 

  • CLÁUDIA BARREIROS HERNANDEZ SONCO, UERJ

    Possui graduação em Pedagogia (1990), especialização em Supervisão da Educação e Orientação Educacional (2001) e mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997). Possui doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006). Atua como Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, lotada no Departamento de Ensino Fundamental do CAp/UERJ em três frentes: núcleo comum nos anos iniciais do ensino fundamental; disciplina Gestão 2 no curso de licenciatura em Pedagogia a distância (EDU-CEDERJ) e no mestrado em ensino (CAp), em disciplinas e orientação. Foi proponente e coordenou o Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB) nos seus primeiros 3 anos e meio de existência. Tem experiência como consultora da área de Ensino da CAPES. É fundadora e membro do corpo editorial da Revista Digital Formação em Diálogo. Tem experiência significativa nos anos inicias do ensino fundamental, assim como na formação de professores/as em nível superior. Coordena diversos projetos e cursos de extensão, como "Práticas Alfabetizadoras", "Matemática no 1º ciclo do ensino fundamental: uma abordagem cultural" e "Educação, cultura e currículo: o cotidiano dos anos iniciais do ensino fundamental", assim como o curso de aperfeiçoamento "Como lidar com a diferença na escola". É líder do Grupo de Pesquisa Formação em Diálogo: narrativas de professoras, currículos e culturas (GPFORMADI), atuando mais diretamente na linha de pesquisa "Educação e Diferença". Seus temas principais são: currículo, cotidiano escolar, didática intercultural, diferença, inclusão, alfabetização, educação matemática, emprego de TICs, EAD e bullying. Atualmente, atua como vice-diretora do CAp-UERJ.

  • LIDIANE APARECIDA DE ALMEIDA, UERJ

    Licenciada em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2006), Mestre (2008) e Doutora (2012) em Ciências, Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com Dedicação Exclusiva, com atuação na Educação Básica e no Ensino Superior. Além disso, atua como docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica PPGEB CAp/UERJ e desenvolve pesquisas no ensino de Química, Ciências e Matemática, currículo, formação docente e metodologias ativas no ensino de Ciências da Natureza e de Matemática.

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Publicado

2025-12-18

Edição

Seção

Pulsações e Questões Contemporâneas

Como Citar

A RESISTÊNCIA DO ENSINO INCLUSIVO DIANTE DAS BARREIRAS POLÍTICAS E SOCIAIS - COTIDIANO ESCOLAR E O TRABALHO DOCENTE: THE RESISTANCE OF INCLUSIVE EDUCATION IN THE FACE OF POLITICAL AND SOCIAL BARRIERS – SCHOOL DAILY LIFE AND TEACHING WORK. (2025). RevistAleph, 1(43). https://doi.org/10.22409/rrmmvn39