A RESISTÊNCIA DO ENSINO INCLUSIVO DIANTE DAS BARREIRAS POLÍTICAS E SOCIAIS - COTIDIANO ESCOLAR E O TRABALHO DOCENTE
THE RESISTANCE OF INCLUSIVE EDUCATION IN THE FACE OF POLITICAL AND SOCIAL BARRIERS – SCHOOL DAILY LIFE AND TEACHING WORK
DOI:
https://doi.org/10.22409/rrmmvn39Palavras-chave:
EDUCAÇÃO, INCLUSÃO, DIREITOS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, POLÍTICAResumo
O presente artigo tem como tema o ensino inclusivo e a atuação docente na promoção da inclusão escolar. Como objetivo, busca analisar a importância das práticas pedagógicas inclusivas no processo de escolarização de estudantes com necessidades educacionais específicas. A metodologia adotada consiste em uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, fundamentada em legislações vigentes e em estudos de autores da área da educação inclusiva. Os resultados indicam que a atuação do professor é elemento central para a efetivação da inclusão, sendo imprescindível o uso de práticas pedagógicas adaptadas às necessidades dos estudantes. Conclui-se que a consolidação de uma escola inclusiva depende do compromisso docente aliado às políticas públicas educacionais.
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