ENSINO RELIGIOSO E RESSOCIALIZAÇÃO DE DETENTOS NO ESPÍRITO SANTO
RELIGIOUS EDUCATION AND RESOCIALIZATION OF PRISONERS IN ESPÍRITO SANTO
DOI:
https://doi.org/10.22409/d8spy467Keywords:
ensino religioso, ambiente prisional, resgate de valores, desenvolvimento pessoal, diálogo inter-religioso, ressocialização, inclusão, identidade cidadã, reintegração.Abstract
transformação individual e coletiva, questiona-se: como o ensino religioso pode atuar como ponte para a reintegração social, sobretudo na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e no sistema prisional? Em um cenário marcado por desafios históricos e resistências culturais, a intersecção entre educação, religião e ressocialização emerge como uma poderosa estratégia para a promoção de mudanças significativas, não somente no âmbito acadêmico, mas sobretudo na vida daqueles que se encontram à margem da sociedade. Este ensaio propõe uma reflexão fundamentada sobre a importância do ensino religioso na EJA e das ciências das religiões como instrumentos de transformação dos detentos, destacando o papel potencial da educação para a reconfiguração de trajetórias pessoais e sociais. Ao articular uma abordagem interdisciplinar que ultrapassa as barreiras do conhecimento tradicional, argumenta-se que a inserção do ensino religioso no ambiente prisional não se trata apenas de um resgate de valores espirituais, mas também de uma estratégia efetiva para o desenvolvimento pessoal e a construção de um diálogo inter-religioso transformador. Assim, o exame crítico desse processo revela que a educação religiosa apresenta-se como um catalisador para a ressocialização, promovendo a inclusão e a construção de uma identidade cidadã, fundamental para a reintegração de detentos na sociedade.
Palavras-chave: ensino religioso, ambiente prisional, resgate de valores, desenvolvimento pessoal, diálogo inter-religioso, ressocialização, inclusão, identidade cidadã, reintegração.
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