POR UMA PEDAGOGIA DA MILITÂNCIA: identidade coletiva como fundamento da educação popular

Autores

  • Diego Chabalgoity Universidade Federal Fluminense- UF

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.425

Resumo

O artigo tem como objetivo trazer ao debate alguns elementos conceituais formadores da educação popular. Sob perspectiva marxista, analisa textos freirianos que fundamentam o campo, no intuito de contribuir para a assunção da identidade coletiva do educador popular. Defende que a formação política de educadores populares é tão importante quanto a formação pedagógica. A formação científica e técnica não deve se desvencilhar da formação da identidade dos sujeitos coletivos que atuam na luta, quando a educação popular se torna orgânica às classes populares.

Palavras-chave: Educação Popular; Marxismo; Militância.

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Biografia do Autor

  • Diego Chabalgoity, Universidade Federal Fluminense- UF
    Doutor em Educação. Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas, Universidade Federal Fluminense- UFF. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Paulo Freire e Educação Popular – GEPEP.

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Publicado

2017-11-09

Como Citar

POR UMA PEDAGOGIA DA MILITÂNCIA: identidade coletiva como fundamento da educação popular. (2017). Movimento-Revista De educação , 7, 88-111. https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.425