PRODUTIVISMO ACADÊMICO E PERCEPÇÕES SOBRE QUALIDADE DE VIDA DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UFF NITERÓI

Autores

  • Rosane Barbosa Marendino Universidade Federal Fluminense
  • Heloíza Carla Cardoso Lisbôa Universidade Federal Fluminense
  • Jean Pablo Silva de Lima Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.476

Resumo

Com o objetivo de estimular reflexões sobre a complexidade que envolve o tema referente ao bem-estar dos estudantes universitários, o artigo dedica-se a compreender essa questão junto ao curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Em abordagem qualitativa de pesquisa, foram realizadas entrevistas com estudantes de variados períodos do curso, posteriormente submetidas à análise do discurso. Conclui-se que o produtivismo acadêmico – cada vez mais crescente nas universidades – tem se tornado um dos fatores geradores das principais patologias entre os estudantes, afetando, sobretudo, a longevidade escolar.

Palavras-chave: ensino superior; permanência; bem-estar do estudante universitário.

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Biografia do Autor

  • Rosane Barbosa Marendino, Universidade Federal Fluminense
    Doutora e Mestre em Educação (UFF). Professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.
  • Heloíza Carla Cardoso Lisbôa, Universidade Federal Fluminense
    Graduanda de Pedagogia na Universidade Federal Fluminense
  • Jean Pablo Silva de Lima, Universidade Federal Fluminense
    Graduando em Pedagogia na Universidade Federal Fluminense

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Publicado

2018-11-27

Como Citar

PRODUTIVISMO ACADÊMICO E PERCEPÇÕES SOBRE QUALIDADE DE VIDA DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UFF NITERÓI. (2018). Movimento-Revista De educação , 9, 165-191. https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.476