40 ANOS DO INFES/UFF: UM OLHAR SOBRE A PEDAGOGIA HOSPITALAR COMO CAMPO DE CUIDADO, DIREITO E DESENVOLVIMENTO HUMANO
Resumo
O presente artigo resulta de um Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido no âmbito do curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior – INFES da Universidade Federal Fluminense (UFF). A pesquisa, de abordagem qualitativa, fundamentada em um relato de experiência vivida no Hospital do Câncer de Muriaé (MG), amplia o olhar sobre a Pedagogia enquanto ciência da educação, ao abordar o papel do Pedagogo no ambiente hospitalar como agente de cuidado, escuta e continuidade dos processos educativos em contextos adversos. No texto, a Pedagogia Hospitalar é apresentada como uma ferramenta que transcende conteúdos escolares, se configurando como prática de acolhimento e preservação de vínculos, que respeita o tempo, as emoções e a história de cada paciente, revelando-se como mediadora de cuidado, esperança e transformação. No ano em que o INFES/UFF completa quatro décadas de existência, lançar um olhar sobre a atuação do Pedagogo em hospitais é fundamental para ressaltar o seu papel em lugares para além do espaço escolar. Também reafirma o compromisso do curso de Pedagogia do INFES/UFF em formar profissionais qualificados para atuar em outros contextos sociais, onde a Pedagogia também cumpre um papel de relevância como modus de transformação social e humana.
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Copyright (c) 2025 Luanny Leite Estephaneli, Fernando de Souza Paiva

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