PRÁTICAS ETNOBOTÂNICAS EM CONTEXTO URBANO: PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS NA SAÚDE DA COMUNIDADE DE RIO DAS PEDRAS, RJ
Resumo
O uso de plantas medicinais é uma prática ancestral presente em diversas culturas, oferecendo alternativas naturais e acessíveis para o tratamento de doenças, especialmente em contextos com acesso limitado a medicamentos convencionais. Este estudo teve como objetivos investigar os conhecimentos etnobotânico sobre o uso de plantas medicinais e fitoterápicos por erveiros e moradores da comunidade de Rio das Pedras, no Rio de Janeiro (RJ), bem como identificar as espécies mais utilizadas, suas finalidades terapêuticas, formas de preparo e os efeitos percebidos na saúde na comunidade estudada. A metodologia baseou-se em entrevistas com erveiros e aplicação de questionários para os consumidores. Os resultados indicaram significativa experiência dos erveiros sexagenários que atuam por mais de 30 anos no comércio de plantas medicinais e fitoterápicos, que são amplamente utilizados pelos clientes como forma de tratamento alternativo, sendo a planta inteira a forma mais utilizada na maioria dos modos de preparo. Embora muitos considerem esses recursos inofensivos por serem naturais, o uso indiscriminado pode gerar efeitos adversos, ainda assim, foram relatados diversos benefícios à saúde. O estudo destacou que o comércio de plantas medicinais representa uma importante fonte de renda para os erveiros, assim como a relevância do saber popular sobre a etnobotânica para a saúde da população urbana na comunidade local.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jorleide de Santana Alves, Elizabeth Brito da Silva Alves, André Luiz Gomes Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.