POMBOS URBANOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO
Abstract
Este trabalho apresenta uma proposta de ensino com enfoque lúdico sobre os pombos urbanos (Columba livia), aves presentes em centros urbanos que, apesar da aparência inofensiva, são reservatórios de inúmeros agentes patogênicos, podendo transmitir mais de 30 doenças aos seres humanos e diversas aos animais. A atividade foi desenvolvida com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola cívico-militar em Santo Antônio de Pádua (RJ), com o objetivo de promover a conscientização sobre os riscos ambientais e sanitários associados à superpopulação dessas aves. A metodologia incluiu uma aula dialogada, uma cartilha educativa ilustrada, um jogo de tabuleiro temático e um questionário avaliativo. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos já tinha contato prévio com os pombos, mas desconhecia os riscos à saúde pública. Após a atividade, demonstraram maior compreensão sobre o tema e sugeriram formas de controle populacional. Conclui-se que práticas pedagógicas interativas, fundamentadas na educação ambiental crítica, contribuem para a construção do conhecimento científico e a transformação de atitudes. A proposta mostrou-se eficaz e replicável em outros contextos escolares, promovendo não apenas aprendizado, mas também responsabilidade socioambiental.
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Copyright (c) 2025 Tatiane Azevedo Martins, José Inácio Gonçalves Almeida, André Luiz Gomes Silva

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