A PRODUÇÃO DA ARTE COMO CAPITAL: ACERCAMENTO A PARTIR DA CRÍTICA DA ECONOMIA POLÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66893Resumo
O encontro entre a arte e a economia política pode parecer estranho em um primeiro momento. A arte é considerada, muitas vezes, uma atividade humana “especial” em relação às demais. O artigo oferece uma análise da produção da arte como capital. Tal análise é baseada nas categorias teóricas desenvolvidas por Karl Marx em O Capital e no método por ele exposto na mesma obra: o método da crítica da economia política.
Palavras-chave: Produção da arte, Capital, Karl Marx, O Capital, Método da crítica da economia política.
Downloads
Referências
BEECH, D. Art and Value: Art’s Economic Exceptionalism in Classical, Neoclassical and Marxist Economics. Londres: Brill, 2015.
BENDASSOLLI, P. F. et al. Indústrias criativas: definição, limites e possibilidades. Revista Administração Empresarial, São Paulo, volume 49, número 1, p. 10-18, março de 2009.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BROWN, N. The Work of Art in the Age of Its Real Subsumption Under Capital. Nonsite. Disponível em: https://nonsite.org/editorial/the-work-of-art-in-the-age-of-its-real-subsumption-under-capital. Acesso em 9 de março de 2025.
CARBONARI, M. A produção da arte na forma social do capital: quem somos nós quando produzimos arte nessa condição e por que é importante saber. 2019. 312f. Tese (Doutorado em Teatro) – UESC, Florianópolis.
CARBONARI, M. A produção da arte na forma social do capital. Florianópolis: Editoria Em Debate/UFSC, 2021. Disponível em: https://editoriaemdebate.ufsc.br/catalogo/wp-content/uploads/MARILIA-CARBONARI-ARTE-NA-FORMA-SOCIAL-DO-CAPITAL.pdf. Acesso em 7 de março de 2025.
CUNHA, G; MOTTA, G. A infância da arte: valor sem trabalho/trabalho sem valor? DAZIBAO – crítica da arte, n. 3. São Paulo, 2015. p. 127-147. Disponível em: https://dazibao.cc/textos/a-infancia-da-arte-valor-sem-trabalhotrabalho-sem-valor/. Acesso em 9 de março de 2025.
DURÁN, J. M. Elementos para uma crítica de la economía política del arte. Eptic, v. XVIII, n. 2, p. 1-15, maio-ago. 2011. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/113. Acesso em 9 de março de 2025.
DURÁN, J. M. Às voltas com a categoria de valor em produção de arte. Eptic, v. 16, n. 3, p. 135-149, set.-dez. 2014. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/135. Acesso em 9 de março de 2025.
DURÁN, J. M. Hacia una crítica de la economía política del arte. Madrid: Plaza y Valdés, 2013.
EAGLETON, T. Marxismo e crítica literária. São Paulo: Editora Unesp, 2001.
HORKHEIMER, M; ADORNO, T. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
LUXEMBURGO, R. Reforma ou Revolução? São Paulo: Expressão Popular, 1999.
MARTINS, L. R. A arte entre o trabalho e o valor. Crítica Marxista, São Paulo, v. 20, n. 20, p. 123-138, 2005.
MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. Prefácio para a crítica da economia política (1859). São Paulo: Expressão Popular, 2001.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Livro 1: o processo de produção do capital. Tradução de Reginaldo Sant’Anna. 13. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Livro 3: o processo global da produção capitalista. Tradução de Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. 2. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1986.
MARX, K. O Capital: Teorias da mais-valia. Livro 4. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.
PALLAMIN, V. O caráter “especial” da mercadoria arte. Eptic, v. 20, n. 1, p. 131-138, jan.-abr. 2018. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/8579. Acesso em 9 de março de 2025.
PEDROSA, M. Mundo, Homem, Arte em crise. São Paulo: Perspectiva, 2007.
TUMOLO, P. S. O método de Marx: em busca de sua apreensão. Revista Novos Rumos, v. 58, n. 2, p. 73-84, 2021. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/novosrumos/article/view/12896. Acesso em 9 de março de 2025.
TROTSKI, L. Literatura e Revolução. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Trabalho Necessário

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.

