INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL COLONIAL E IMPERIAL COM FOCO NO CONHECIMENTO ESTÉTICO-ARTÍSTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.23i52.67156

Resumo

A institucionalização da Educação Profissional no Brasil relacionou-se dialeticamente com os determinantes sócio-históricos que ajudaram a conformar o Estado capitalista no país. O presente artigo teve como principal objetivo investigar a presença ou não do conhecimento estético-artístico na organização da Educação Profissional no Brasil colonial e imperial. A principal conclusão é que a  história  hegemônica  da  formação  profissional do trabalhador brasileiro, ao longo do período pesquisado, se pautou  no  desenvolvimento  dos  saberes  relacionados à artesania.

Palavras-chave: Educação Profissional; Brasil Colônia; Brasil Império; Conhecimento estético-artístico.

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Biografia do Autor

  • Sandra Soares Della Fonte, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutora em filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Santa Catarina - Brasil. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/UFES). 

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Publicado

2025-12-10

Edição

Seção

Artigos do Número Temático

Como Citar

INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL COLONIAL E IMPERIAL COM FOCO NO CONHECIMENTO ESTÉTICO-ARTÍSTICO. (2025). Revista Trabalho Necessário, 23(52), 01-17. https://doi.org/10.22409/tn.23i52.67156