MARXISMO E ENSINO DE ARTE: A CONSTITUIÇÃO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES A PARTIR DO CONCEITO DE ‘CLÁSSICO’

Autores

  • Janedalva Pontes Gondim Universidade Federal do Vale do São Francisco Autor
  • Consuelo Alcioni Borba Duarte Schlichta Universidade Federal do Paraná Autor http://orcid.org/0000-0002-6928-9274

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.23i52.67163

Resumo

O tema deste artigo é fruto dos estudos do Observatório[i] que nos últimos anos vem se dedicando a análises acerca do ensino de Arte e as políticas de formação de professores de Artes. Em particular, neste texto, discutimos primeiramente, a especificidade da arte na perspectiva do marxismo tendo como referência Marx (2004), Fischer (1987), Vázquez (1978) e Lukács (2018) para superar a visão liberal e idealista do dom tão recorrentes nas concepções de arte e seu ensino. Em seguida nos debruçamos sobre a constituição dos conteúdos escolares de Artes Visuais para compor o currículo na educação escolar a partir do conceito de “clássico” (Saviani e Duarte, 2016), sobretudo, em razão das políticas curriculares e de formação docente de cunho neoliberal, atualizadas pelas pedagogias hegemônicas do “aprender a aprender” e do “relativismo cultural” (Duarte, 2010; 2021) agravarem a condição de esvaziamento dos conteúdos escolares. Concluímos que o conceito de “clássico” nos auxilia a recuperar a objetividade da arte na perspectiva histórico-dialética para constituir os conteúdos escolares das Artes Visuais.

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Biografia do Autor

  • Consuelo Alcioni Borba Duarte Schlichta , Universidade Federal do Paraná

    Bacharelado em Pintura e Licenciatura Plena em Desenho pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1980), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1998) e doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2006). Realizou estudos de Pós-Doutorado na Universidade do Estado de Santa Catarina, pesquisando a formação enquanto uma dimensão inseparável da atuação do professor de Artes Visuais, sobretudo as assimetrias entre as propostas curriculares à construção de um novo perfil de professor de ensino de artes visuais articulados às exigências da contemporaneidade. Atualmente é professora associada aposentada da Universidade Federal do Paraná. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Arte e Formação nos processos políticos contemporâneos (UDESC), coordenado pelas Profas. Dras. Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva e Giovana Bianca Darolt Hillischeim. Realiza estudos sobre a natureza e especificidade do objeto de estudo do ensino de arte e do conhecimento artístico, a formação do professor articuladamente aos estudos sobre o currículo, à luz da Pedagogia Histórico-Crítica. Artista visual, vive e trabalha em Curitiba, PR.

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Publicado

2025-12-10

Edição

Seção

Artigos do Número Temático

Como Citar

MARXISMO E ENSINO DE ARTE: A CONSTITUIÇÃO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES A PARTIR DO CONCEITO DE ‘CLÁSSICO’. (2025). Revista Trabalho Necessário, 23(52), 01-21. https://doi.org/10.22409/tn.23i52.67163