A MASSIFICAÇÃO DO CRÉDITO POPULAR, O ENDIVIDAMENTO DOS TRABALHADORES E A IDEOLOGIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.23i52.67644

Resumo

Este trabalho aborda o estreitamento da classe trabalhadora com as instituições financeiras, imposto pela classe burguesa no capitalismo contemporâneo, investigando o processo de financeirização das políticas sociais e, principalmente, da ampliação do crédito popular. A partir de um debate inicial sobre a autonomia relativa da financeirização no momento atual de acumulação capitalista, discute-se a noção de "bancarização", evidenciando a preocupação dos operadores de capital com a inclusão financeira de toda população, sobretudo, das camadas mais pobres. Então investiga-se a reconfiguração das políticas sociais sob autonomia relativa da esfera financeira, destacando o papel da massificação do crédito. Em um contexto de trabalho precarizado, investiga-se como o salário dos trabalhadores é corroído pelos juros, contribuindo para a valorização financeira, uma vez que o crédito se torna um imperativo para a classe trabalhadora conseguir se reproduzir, sendo necessário para suas necessidades basilares. Problematiza-se, então, como o avanço desta modalidade acarreta todo um cenário de endividamento das famílias produzindo um ciclo no qual os trabalhadores continuamente precisam estar inseridos no sistema financeiro para se reproduzir. A partir daí, discute-se como a educação financeira atua como uma ideologia cara ao capital, uma vez que contribui para a manutenção do sistema capitalista.

Palavras-chave: Educação financeira; financeirização; endividamento; classe trabalhadora; ideologia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pâmella Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de
    Janeiro (PPGE/UFRJ). Bacharela em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Integrante do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX).

  • Bruno Gawryszewski, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

    Doutor em Educação pelo PPGE/UFRJ.

    Integrante do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX).

Downloads

Publicado

2025-12-10

Edição

Seção

Artigos - Outras Temáticas

Como Citar

A MASSIFICAÇÃO DO CRÉDITO POPULAR, O ENDIVIDAMENTO DOS TRABALHADORES E A IDEOLOGIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA. (2025). Revista Trabalho Necessário, 23(52), 01-26. https://doi.org/10.22409/tn.23i52.67644