BRASIL: DO “BYE BYE” AO HIC ET NUNC “AINDA ESTOU AQUI” NOTAS ATUALIZADAS SOBRE O NEGÓCIO CINEMA E A EDUCAÇÃO ESTÉTICA

Autores

  • Ronaldo Rosas Reis Autor

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v23i51.67936

Resumo

Partindo do exame das categorias que se encontram engendradas historicamente na totalidade das relações sociais de produção do negócio cinema, o texto se debruça conclusivamente sobre a importância da educação estética como meio de apreender o valor artístico de “obras que realmente importam”, como o filme Bye bye Brasil, de Cacá Diegues, e Ainda estou aqui, de Walter Salles.

Palavras-chave: cinema, ideologia da estética, política, educação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ANDRADE, M. Macunaíma. O herói sem nenhum caráter. In ANCONA, T. P. (Coord.) Edição crítica. São Paulo: Allca XX, 1988.

BENJAMIN, W. A obra de arte ao tempo de sua reprodutibilidade técnica. In: Obras Escolhidas, vol. 1. Magia, Arte e Política, São Paulo, Brasiliense, 1985, pp. 171-172.

BIAGGIO, J. Crônica da geração perdida. Rio de Janeiro: O Globo, Segundo Caderno, primeira e segunda páginas, segunda-feira, 6/08/2001.

BEIGUELMAN, G; BAMBOZZI, L Domingo do golpe. In: https://cinemateca.org.br/filmes/domingo-no-golpe/, 2024.

DIEGUES, C. Depoimento gravado ao Instituto Moreira Salles. https://ims.com.br/filme/bye-bye-brasil/.

FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil – ensaio de interpretação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.

FILHO, P.V. Lugar nenhum: o meio de arte no Brasil. In: DUARTE, P.S. Arte Brasileira Contemporânea. Caderno de Textos 1. Rio de Janeiro: Funarte, 1980, pp.23-25.

FISCHER, E. A necessidade da arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.

GABEIRA, F. A saga do cinema brasileiro. In: O Globo, 07 de abril de 2025, p. 2. Rio de Janeiro: Ed. Globo.

HARVEY, D. Espaços de esperança. São Paulo: Loyola, 2006.

JABOR, A. O velho imperialismo americano não mudou nada. In: www.globo.com/globonline/colunas. Acesso em 27 de julho de 2001, baixado em 01 de agosto de 2001.

JAMESON, F. As marcas do visível. Rio de Janeiro: Graal, 1995.

KRACAUER, S. O ornamento da massa. São Paulo: USP, 2009.

LUKÁCS, G. Estética. Barcelona-México: Grijalbo, 1967. Tradução: Manuel Sacristán.

MACEDO, R. F; CERQUEIRA, R. F. S. Florestan Fernandes e a apreensão da contrarrevolução brasileira. In: Marxismo 21. https://marxismo21.org/wp-content/uploads/2015/08/Florestan-Fernandes-e-a-apreens%C3%A3o-da-contrarrevolu%C3%A7%C3%A3o.pdf.

MARQUES, G. G. Cem anos de solidão. Rio de Janeiro: Record, 1969.

MARTINS, L. R. A arte entre o trabalho e o valor. In: Crítica Marxista n° 20. Campinas, SP: UNICAMP/CEMARX, 2005.

MIELNIK. A. É hora de investir no roteiro, a argamassa dos filmes. In: O Globo, 23 de março de 2025, p. 3. Rio de Janeiro: Ed. Globo.

MOISÉS, J. A. Quem tem medo do cinema brasileiro? In: www.estado.estadao.com.br. Acesso em 21 de agosto de, baixado em 22 de outubro de 2001.

PAIVA, M. R. Ainda estou aqui. São Paulo: Alfaguara, 2015.

REIS, R. R. Cinema, multiculturalismo e dominação econômica. In: Crítica Marxista n° 20. Campinas, SP: UNICAMP/CEMARX, 2005a.

REIS, R. R. Mamãe Belas-Artes, eternamente. In: REIS, R. R. Educação e estética. Ensaios críticos sobre arte e formação humana no pós-modernismo. São Paulo/Campinas: Cortez, 2005.

REIS, R. R. O fetiche-cinema contra o cinema utopia. Cinema mercadoria, reificação e resistência. In: ALIAGA, L.; AMORIM, H.; MARCELINO, P. (Orgs.). Marxismo. Teoria história e política. São Paulo: Alameda, 2011, pp.291-304.

REIS, R. R. Cinema brasileiro e público. O que a educação tem a ver com isso? In: ANPEd. Anais da 25ᵃ Reunião Anual. GT 16 Educação e Comunicação, 2001.

REIS, R. R. O antirreino da liberdade. Pós-modernismo e má-fé. In: RODRIGUES, J. S. A universidade brasileira rumo a Nova América. Pós-modernismo, shopping center e ensino superior. Niterói, RJ: EDUFF, 2012.

REIS, R. R. Estética e ideología en el cine pago. In: Anales del V Coloquio Internacional Teoría Crítica e Marxismo Occidental. Buenos Aires: Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad Nacional de Buenos Aires (FFyL-UBA), 2012.

REIS, R. R. Estética e cultura artística. Apontamentos sobre arte e formação humana. In: BOMFIM, M. I. R. M; RUMMERT, S. M. Educação de Jovens e Adultos: Formação Humana, Cultura e Arte. Uberlândia, MG: Navegando Publicações, pp. 19-36, 2022.

RODRIGUES, N. Filosofia para não filósofos. São Paulo: Cortez, 1998.

Filmes

ANDRADE, J. P. Macunaíma. Rio de Janeiro: Filmes do Serro Ltda./Condor Filmes S.A./ Difilm/ Condor Filmes/ Embrafilme, 1969.

BARRETO, B. O que é isso companheiro? Rio de Janeiro: LC Barreto Filmes, 1997.

BARRETO, L. O cangaceiro. São Paulo: Cia. Cinematográfica Vera Cruz, 1953.

BEIGUELMAN, G; BAMBOZZI, L Domingo do golpe. In: https://cinemateca.org.br/filmes/domingo-no-golpe/, 2024.

CAMPANELLA, J. J. O segredo dos seus olhos. Buenos Aires: INCAA; Europa Filmes, 2009.

CAMURATI, C. Carlota Joaquina. Rio de Janeiro: Copacabana Filmes, 1995.

DIEGUES. C. Bye bye Brasil. Rio de Janeiro: Embrafilme, Gaumont, Aries Cinematográfica Argentina, LC Barreto Produções Cinematográficas, 1978.

DIEGUES. C. Ganga zumba. Rio de Janeiro: Herbert Richers; Embrafilme, 1964,

DIEGUES. C. A Grande Cidade: Rio de Janeiro: Mapa Filmes, 1966.

DIEGUES. C. Xica da Silva. Rio de Janeiro: Sagres Filmes; Mapa Filmes; Embrafilme, 1976.

DIEGUES. C. Chuvas de Verão. Rio de Janeiro: Embrafilme; Alter Filmes; Terra Filmes, 1978.

DIEGUES. C. Tieta do Agreste. Rio de Janeiro: Embrafilme, 1996.

DIEGUES. C. Deus é brasileiro. Rio de Janeiro: Globo Filmes, 2003.

GRAVAS, C. O corte. Paris: KG Productions; Les Films de Fleuve, 2005.

GUÉDIGUIAN, R. As neves de Kilimanjaro. Marselha: Diaphana, 2011.

HAMBÚRGUER, C. O dia em que meus pais saíram de férias. Rio de Janeiro: Globo filmes; Miravista, 2006.

HOPPER, D. Easy Rider. Los Angeles: BBS/Columbia Pictures, 1969.

PEIXOTO, M. Limite. Rio de Janeiro: Cinédia, 1929.

ROCHA, G. Terra em transe. Rio de Janeiro: Mapa Produções Cinematográficas, 1968.

SALLES, W. Terra Estrangeira. Rio de Janeiro: (1995).

SALLES, W. Central do Brasil. Rio de Janeiro: Rio Filme; Sony Pictures; Europa Filmes, 1998.

SALLES, W. Abril despedaçado. Rio de Janeiro: Vídeo Filmes, 2001.

SALLES, W. Diário da motocicleta. Rio de Janeiro: Film Fours, 2004.

SALLES, W. Ainda estou aqui. Rio de Janeiro: VideoFilmes, Conspiração Filmes, RT Features, Arte France Cinéma, MACT Productions, 2024.

SANTOS, N. P. Rio, 40 graus, Rio de Janeiro: Columbia Filmes; Regina Filmes, 1955.

Downloads

Publicado

2025-08-08

Como Citar

BRASIL: DO “BYE BYE” AO HIC ET NUNC “AINDA ESTOU AQUI” NOTAS ATUALIZADAS SOBRE O NEGÓCIO CINEMA E A EDUCAÇÃO ESTÉTICA. (2025). Revista Trabalho Necessário, 23(51), 01-18. https://doi.org/10.22409/tn.v23i51.67936