A DIMENSÃO ESTÉTICA EM DISPUTA NA CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.23i52.68966Resumo
O tema desta pesquisa é a análise da correlação de forças sobre a concepção de formação humana para o Ensino Médio e o lugar da dimensão estética nessa disputa, com ênfase aos estudos da experiência dos Institutos Federais. A partir das categorias do método dialético, realizamos a investigação, partindo do real e do concreto, nas mediações das contradições. Investigou-se os impactos da contrarreforma do Ensino Médio na proposta curricular nos cursos dos Institutos Federais. Para tanto, priorizamos identificar o lugar do ensino da Arte no estudo dos projetos pedagógicos dos cursos de Ensino Médio integrado do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e do Instituto Federal do Ceará (IFCE). A pesquisa adota o termo contrarreforma para designar o ‘Novo’ Ensino Médio, visto como um movimento que mantém estruturas antigas sob aparência de novidade, em consonância com Gramsci (2024), para quem as restaurações são uma combinação substancial, se não formal, entre velho e do novo.
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