A ARTE COMO PRODUÇÃO HUMANIZADORA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina, SC, Brasil Autor
  • Paulo Cesar Duarte Paes Universidade Federal do Mato Grosso do Sul Autor https://orcid.org/0000-0002-7392-1754

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.23i52.69329

Resumo

O artigo evidencia o caráter humanizador da arte e algumas implicações na formação de professores de artes, com base no materialismo histórico e dialético. Embora a arte seja apropriada na sociedade capitalista como mercadoria, por contradição, a sua autonomia possibilita a imersão de peculiaridades estéticas que problematizam a realidade social, sendo também veículo de resistência contra a alienação. O estudo evidencia a contribuição de autores clássicos e não clássicos no contexto da arte no capitalismo e a reflexão acerca do papel do professor de arte como sujeito do trabalho pedagógico.

Palavras-chave: arte; humanização; professor; licenciatura.

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Biografia do Autor

  • Paulo Cesar Duarte Paes, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

    É professor dos cursos de Artes Visuais Licenciatura e Bacharelado e do PPGARTES da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Pós-doutor pela PPGSSPS-Universidade Estadual de Londrina; doutor em educação pela Universidade Federal de São Carlos; mestre em educação e graduado em artes visuais pela Universidade federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Educação e ensino de artes, atuando principalmente nas seguintes áreas: ensino de artes visuais; educação e emancipação humana; socioeducação; redução de danos na educação; e Psicologia Histórico-Cultural com foco em Vigotski

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Publicado

2025-12-10

Edição

Seção

Artigos do Número Temático

Como Citar

A ARTE COMO PRODUÇÃO HUMANIZADORA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. (2025). Revista Trabalho Necessário, 23(52), 1-20. https://doi.org/10.22409/tn.23i52.69329