Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Nº Anteriores
Chamada de Artigos
Sobre
Historico do Periódico
Politica Editorial
Politica de Acesso Livre
Política Anti-Plágio
Política de Arquivamento e Preservação Digital
Declaração de Privacidade
Processo de Avaliação pelos Pares
Código de Conduta Ética
Declaração de Direito Autoral
Corpo Editorial
Ficha Catalográfica
Contato
Submissão
Enviar Submissão
Normas e Diretrizes para Publicação
Declaração de Direito Autoral
Declaração de Originalidade
Declaração de Privacidade
Política de Arquivamento e Preservação Digital
Processo de Avaliação pelos Pares
Código de Conduta Ética
Normas da ABNT ( NBR 6023/2018 - Revisada e NBR 10520/2017)
Templates
Notícias
Base de Dados
Indexadores
Divulgação
Métricas
Links
Neddate
Buscar
Registrar-se
Acesso
Início
/
Acervo
/
v. 23 n. 52 (2025): Marxismo, arte e educação (Parte 2)
v. 23 n. 52 (2025): Marxismo, arte e educação (Parte 2)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.23i52
Publicado:
2025-12-10
Expediente
Expediente
- - (Autor)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.23i52.70050
Editorial
EXPANSÃO CAPITALISTA NA AMAZÔNIA: DA CONSTRUÇÃO DA ESTRADA DE FERRO MADEIRA-MAMORÉ À COP 30
Adriana Barbosa, Lia Tiriba, Jacqueline Botelho (Autor)
01 - 06
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.23i52.70020
Apresentação
AINDA SOBRE MARXISMO, ARTE E EDUCAÇÃO: UM CONJUNTO DE RELAÇÕES QUE SE MOVIMENTA E MULTIPLICA
Maria Amélia Dalvi, Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva (Autor)
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.23i52.70021
Homenagens
MESTRE CAMISA: OS PRIMEIROS 70 ANOS DE UM IMORTAL DA CAPOEIRA
Adriano Jorge Torres Lopes (Autor)
01 - 17
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.23i52.69521
NISE DA SILVEIRA EM QUADRINHOS
Eduardo Oliveira Ribeiro de Souza (Autor)
IMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.23i52.70051
Clássicos
O QUE APRENDI COM FREDRIC JAMESON
Fabio Akcelrud Durão (Autor)
01-14
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.23i52.67085
Artigos do Número Temático
VOZES SILENCIADAS E NARRATIVAS INTERCULTURAIS: TRADUÇÃO DE ÚRSULA DE MARIA FIRMINA DOS REIS E EDUCAÇÃO NA ITÁLIA
Manuela Magalhaes (Autor)
01 - 16
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.23i52.69392
A PRODUÇÃO DA ARTE COMO CAPITAL: ACERCAMENTO A PARTIR DA CRÍTICA DA ECONOMIA POLÍTICA
Marília Carbonari (Autor)
01 - 23
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66893
DISTOPIAS DO PRESENTE: ATROFIA DA FANTASIA E SOCIEDADE ADAPTADA
Luciana Tosta, Monique Andries Nogueira (Autor)
01 - 18
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.23i52.67493
O CONCEITO DE CINEMA REVOLUCIONÁRIO SOB TRÊS PERSPECTIVAS LATINO-AMERICANAS: ICAIC, GRUPO UKAMAU E CINE LIBERACIÓN
Allan Brasil de Freitas, Vicente Gosciola (Autor)
01 - 25
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66794
INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL COLONIAL E IMPERIAL COM FOCO NO CONHECIMENTO ESTÉTICO-ARTÍSTICO
Carlos de Souza, Sandra Soares Della Fonte (Autor)
01 - 17
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.23i52.67156
ARTE E FORMAÇÃO HUMANA: O PAPEL DA PARTICULARIDADE NO CONHECIMENTO ARTÍSTICO E O ENSINO DAS ARTES
Vinícius Luge Oliveira (Autor)
01 - 23
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66854
MARXISMO E ENSINO DE ARTE: A CONSTITUIÇÃO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES A PARTIR DO CONCEITO DE ‘CLÁSSICO’
Janedalva Pontes Gondim, Consuelo Alcioni Borba Duarte Schlichta (Autor)
01 - 21
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.23i52.67163
A ARTE COMO PRODUÇÃO HUMANIZADORA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, Paulo Cesar Duarte Paes (Autor)
1 - 20
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.23i52.69329
ARTE, MÚSICA E EDUCAÇÃO: DA INDÚSTRIA CULTURAL ÀS PRETENSÕES DE EMANCIPAÇÃO
Jessica Raquel Rodeguero Stefanuto (Autor)
01 - 20
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66905
ESTÉTICA MARXISTA: TRANSFORMAÇÃO ESTÉTICA DA REALIDADE E HUMANIZAÇÃO DOS SENTIMENTOS
Tatiane Superti, Irineu Alimprando Tuim Viotto Filho (Autor)
01 - 24
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66710
ESTÉTICA LUKACSIANA E DESENVOLVIMENTO HUMANO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DA DANÇA NA ESCOLA
Bruna Carolini De Bona, Patricia Laura Torriglia (Autor)
01 - 20
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.23i52.67269
A CONCEPÇÃO ONTO-ESTÉTICA DE LUKÁCS: POTENCIALIDADES DA LITERATURA DE LIMA BARRETO
ANGÉLICA DOS SANTOS FREIRE, FABIANO GERALDO BARBOSA, ADELE CRISTINA BRAGA ARAÚJO (Autor)
01 - 19
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66906
MAIS QUE A HORA DA HISTÓRIA: PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS PARA AS PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA A PARTIR DA ATIVIDADE DE ESTUDO
Maeve Pereira Rêgo, Angelina Pandita-Pereira (Autor)
01 - 25
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.23i52.67175
EDUCAÇÃO ESTÉTICO-LITERÁRIA: FUNDAMENTOS HISTÓRICO-CRÍTICOS PARA PENSAR A FORMAÇÃO HUMANA
Giovanna Ribeiro de Sousa, Samilly da Silva Soares, Cristiane de Sousa Moura Teixeira (Autor)
01 - 27
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66918
O CARÁTER DESFETICHIZADOR DA ARTE NO CONTO “NEGÓCIO DE MENINO COM MENINA”, DE IVAN ÂNGELO
Andressa Kelly Lima Moura, Elandia Ferreira Duarte Duarte, Jefferson Nogueira Lopes Lopes (Autor)
01 - 16
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66911
Resenha
ONTOLOGIA CRÍTICA E OS DIFERENTES OBJETOS NA PESQUISA EDUCACIONAL Patricia Laura Torriglia (org.)
Maurício José Siewerdt (Autor)
01 - 05
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.23i52.67981
Entrevista
O CINEMA SOB O OLHAR DAS CRIANÇAS
Adriana Barbosa (Autor)
01 - 07
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.23i52.70034
Ensaio
EM DEFESA DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO
Hildo Cezar Freire Montysuma (Autor)
01 - 16
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.23i52.67548
FILMAR PARA LEMBRAR, FILMAR PARA RESISTIR: AUSTERIDADE E DEMOCRACIA SOB AMEAÇA NO BRASIL 2025
Gregorio Galvão de Albuquerque (Autor)
01 - 11
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.23i52.69406
ATENCIÓN A MUJERES CUBANAS EN LAS POLÍTICAS PÚBLICAS: EL PROTAGONISMO DEL HOSPITAL EUSEBIO HERNÁNDEZ PÉREZ
Betty Berlanga Pérez, Lívia Diana Rocha Magalhães (Autor)
01 - 10
PDF (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.23i52.69408
MARXISMO, CULTURA E EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL: PODER DAS BIG TECHS, REGULAÇÃO DA INTERNET E RISCOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Elizabeth Veloso, Thiago Eirão (Autor)
01 - 17
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66900
Teses e Dissertações
MERCADO DE ARTE SUA INTERFACE COM O TRABALHO DOCENTE: ESTRATÉGIAS DO CAPITALISMO CULTURAL
Giovana Bianca Darolt Hillesheim (Autor)
01 - 05
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.23i52.68265
A DIMENSÃO ESTÉTICA EM DISPUTA NA CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO
Lícia Cristina Araújo da Hora (Autor)
01 - 06
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.23i52.68966
Memória e Documentos
FILME - OS OITOS UNIVERSITÁRIOS DE CACÁ DIEGUES
- - (Autor)
VIDEO
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.23i52.70055
Artigos - Outras Temáticas
A MASSIFICAÇÃO DO CRÉDITO POPULAR, O ENDIVIDAMENTO DOS TRABALHADORES E A IDEOLOGIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Pâmella Souza, Bruno Gawryszewski (Autor)
01 - 26
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.23i52.67644
GREVES DOCENTES EM ANGOLA (2013–2024) E VALORIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: CONQUISTAS, LIMITES E TENSÕES SINDICAIS
Alonso Carlos Artur, Elisabete Zardo Burigo (Autor)
01 - 25
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.23i52.67976
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español
Français
Português
Palavras-chave
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários