Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Atual
Archivos
Chamada de Artigos
Acerca de
Historia del Periódica
Sobre la revista
Política de Libre Acesso
Politica Anti-Plágio
Política de Arquivamento e Preservação Digital
Declaración de privacidad
Proceso de Revisión Por Pares
Código de Ética
Declaración de Derechos Autoral
Equipo editorial
Catalogar
Contacto
Envíos
Enviar Submissão
Normas y pautas de publicación
Declaración de Derechos Autoral
Declaração de Originalidade
Política de Privacidad
Política de Arquivamento e Preservação Digital
Processo de Avaliação pelos Pares
Código de ética
Normas da ABNT ( NBR 6023/2018 - Revisada e NBR 10520/2017)
Templates
Avisos
Base de Dados
Indexadores
Divulgação
Métricas
Links
Neddate
Buscar
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 18 Núm. 35 (2020): História e historiografia em Trabalho-Educação
Vol. 18 Núm. 35 (2020): História e historiografia em Trabalho-Educação
Publicada: 23/01/2020
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v18i35
Publicado:
2020-01-23
Número completo
PDF (Portugués)
HTML (Portugués)
Expediente
Expediente
- - (Autor/a)
PDF (Portugués)
HTML (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40487
Editorial
ANO NOVO, VELHOS PROBLEMAS... E UM PRESENTE CHEIO DE POSSIBILIDADES
José Luiz Cordeiro Antunes, Maria Cristina Paulo Rodrigues, Lia Tiriba (Autor/a)
1-5
PDF (Portugués)
Vídeo (Portugués)
HTML (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40488
Apresentação
HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA EM TRABALHO-EDUCAÇÃO E O PENSAMENTO CRÍTICO
Maria Ciavatta (Autor/a)
6-19
PDF (Portugués)
HTML (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40489
Ensaio
FÁBRICAS DE INEQUIDAD: CRÍTICA DE LA ESCUELA CAPITALISTA
Juan Mainer Baqué (Autor/a)
231-239
PDF
HTML
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40505
Artigos - Outras Temáticas
EDUCAÇÃO NA CRÍTICA AO PROGRAMA DE GOTHA: UMA SÍNTESE
Antonio Nascimento da Silva, Deribaldo Santos, George Amaral (Autor/a)
272-287
PDF (Portugués)
HTML (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40508
A QUEM SERVE A “NEUTRALIDADE”? ANÁLISE DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO À LUZ DA IDEOLOGIA GERENCIALISTA
Catia Eli Gemelli (Autor/a)
288-309
PDF (Portugués)
HTML (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40509
ENCARCERAMENTO DAS MULHERES: TRABALHO, VIOLÊNCIA E ABANDONO
Yara Elizabeth Alves, Fernando Selmar Rocha Fidalgo (Autor/a)
310-335
PDF (Portugués)
HTML (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40510
HISTÓRIA E MEMÓRIA DO ENSINO SUPERIOR: CAMINHOS DE UMA INVESTIGAÇÃO
Fábio Mansano de Mello, Ana Elizabeth Santos Alves (Autor/a)
336-357
PDF (Portugués)
HTML (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40511
Resenha
APRENDER COM A HISTORIOGRAFIA EM TRABALHO-EDUCAÇÃO: COMO SE ESCREVE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
José Lúcio Nascimento Junior, Patrícia Maria Pereira do Nascimento (Autor/a)
264-271
PDF (Portugués)
HTML (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40507
Teses e Dissertações
A "GRANDE FAMÍLIA" DO INSTITUTO OSWALDO CRUZ: A CONTRIBUIÇÃO DOS TRABALHADORES AUXILIARES DOS CIENTISTAS NO INÍCIO DO SÉCULO XX
Renata Reis (Autor/a)
358-362
PDF (Portugués)
HTML (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40512
A CULTURA MATERIAL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, A MEMÓRIA E A HISTÓRIA DE SUA TRANSFORMAÇÃO - O ACERVO DE FOTOGRAFIAS DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (1909-1985)
Rosângela Aquino da Rosa (Autor/a)
363-369
PDF (Portugués)
HTML (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40513
Documentário
O RIO DOS TRABALHADORES - A educação do olhar e a fotografia como fonte histórica
Maria Ciavatta (Autor/a)
240-263
PDF (Portugués)
Vídeo (Portugués)
HTML (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40506
Memória e Documentos
ENTREVISTA DE JOSÉ LUIZ DEL ROIO - GUARDIÃO DA MEMÓRIA OPERÁRIA NO PERÍODO DA DITADURA MILITAR (1964-1985)
Elina Pessanha (Autor/a)
370-380
PDF (Portugués)
HTML (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40514
BREVES CARTAS A UMA JOVEM PROFESSORA, ALGUNS POEMAS E OUTROS RELATOS - ANA LÚCIA ESPÍNDOLA (IN MEMORIAN)
Léa de Lourdes Calvão da Silva (Autor/a)
381-425
PDF (Portugués)
HTML (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40516
Artigos do Número Temático
“ESCOVAR A HISTÓRIA A CONTRAPELO”: CONTRIBUIÇÕES DE WALTER BENJAMIN PARA A CONCEPÇÃO DIALÉTICA DA HISTÓRIA
Vitor Bemvindo (Autor/a)
20-37
PDF (Portugués)
HTML (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40490
NOTAS PARA O ESTUDO DO TRABALHO INDUSTRIAL URBANO: O PRINCÍPIO EDUCATIVO DA “ESCOLA PARA TODOS” A PARTIR DA MODERNIDADE
Dalton José Alves (Autor/a)
38-60
PDF (Portugués)
HTML (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40491
O REDUCIONISMO DA PERSPECTIVA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO COMO EFEITO DA LIQUEFAÇÃO DAS NECESSIDADES HUMANAS NO MERCADO CAPITALISTA
Maria de Fatima Felix Rosar (Autor/a)
61-78
PDF (Portugués)
HTML (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40492
MEMÓRIAS DE MILITANTES: A GREVE DOS PETROLEIROS DE 1995
Carlos Lucena (Autor/a)
79-98
PDF (Portugués)
HTML (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40493
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO RURAL: CONTRIBUIÇÕES DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO
Michelle Freitas Teixeira (Autor/a)
99-123
PDF (Portugués)
HTML (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40504
REFERÊNCIAS HISTÓRICAS E TEÓRICAS PARA A ANÁLISE CRÍTICA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO BRASIL SOBRE CURRÍCULO INTEGRADO E ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Patrícia Furtado Fernandes Costa, Lucília Regina de Souza Machado (Autor/a)
124-147
PDF (Portugués)
HTML (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40495
A HISTORICIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O PORTAL DA MEMÓRIA DO IFRN
Olívia Morais de Medeiros Neta, Francisco das Chagas Silva Souza (Autor/a)
148-163
PDF (Portugués)
HTML (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40497
REVISTA POLIVISÃO: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO INTEGRAL/INTEGRADA NA VISÃO DOS DOCENTES DE UMA ESCOLA POLIVALENTE
Maria Augusta Martiarena de Oliveira (Autor/a)
164-182
PDF (Portugués)
HTML (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40499
ESTRATÉGIAS DE CONTROLE DAS CLASSES PERIGOSAS: O ENSINO PROFISSIONAL DO IMPÉRIO À REPÚBLICA
José António Martin Moreno Afonso, Renato Marinho Brandão Santos (Autor/a)
183-207
PDF (Portugués)
HTML (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40501
ESCOLA PARA DESVALIDOS: A FORMAÇÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INDUSTRIAL
Francisco Carlos Oliveira de Sousa (Autor/a)
208-230
PDF (Portugués)
HTML (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40502
Enviar un artículo
Enviar un artículo
Idioma
English
Español
Français
Português
Palabras clave
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as