DEZ ANOS DO PROGRAMA DE VOLUNTÁRIOS DO PARQUE NACIONAL DA TIJUCA, RJ

Authors

  • André Bittencourt Amador Voluntariado Parque Nacional da Tijuca
  • Lúcio Meirelles Palma Coordenador do Voluntariado do PNT

Abstract

Situado na região metropolitana do Rio de Janeiro o Parque Nacional da Tijuca representa uma opção de lazer para a população da cidade além de possuir um potencial turístico excepcional devido aos seus atributos naturais cênicos que despertam o interesse de visitantes dos diversos estados brasileiros, assim como de turistas estrangeiros. O Parque Nacional da Tijuca tem uma grande necessidade de contar com o apoio da população em atividades de conservação. Devido a sua fragilidade, o parque sofre diversas interferências urbanas como o crescimento desordenado de favelas, e habitações de alta renda em sua área de entorno, o acúmulo de lixo em alguns ambientes naturais, as quedas de balões que causam incêndios, a chuva ácida, o desmatamento, a caça e o ingresso de animais domésticos, além de sofrer impactos ambientais devido à intensa visitação. O programa de voluntariado pode contribuir para a diminuição dos impactos ambientais decorrentes da visitação, ajudando o parque em diversas atividades inclusive na promoção de atividades de educação ambiental e atuando como agentes multiplicadores. Segundo estudos recentes 54% dos jovens brasileiros gostariam de ser voluntários, porem não encontram oportunidades de trabalho (MMA, 2002). Este projeto abre esta oportunidade convidando a sociedade a refletir e a participar de ações visando à conservação do bem publico comum. O trabalho voluntário no PNT é uma forma de aprimorar o manejo e a gestão da unidade de conservação em atividades significativas, gerando benefícios tanto para o Parque quanto para os voluntários, em uma oportunidade única de interação e reconciliação entre o homem e a natureza.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • André Bittencourt Amador, Voluntariado Parque Nacional da Tijuca
    Voluntário do Parque Nacional da Tijuca, Geógrafo (UFRJ), Mestrado em Geografia (UFF)
  • Lúcio Meirelles Palma, Coordenador do Voluntariado do PNT
    Coordenador do Voluntariado do PNT, Administrador (UCT Petrópolis), Pós-graduação em Educação Ambiental (UERJ).

References

AMADOR A.B. Manual do Voluntário do Parque Nacional da Tijuca: educação por Natureza. 2003. 25 p.

AMADOR, A.B. Qualidade das águas do Alto Rio Macaé; Nova Friburgo. 2003. 150 p.

Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Geografia)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2003. 150 p

AMADOR, E.S. Bacia da Baía de Guanabara Características Geoambientais: Formação e Ecossistemas. Rio de Janeiro: Interciência, 2012.

____________. Baía de Guanabara Ocupação Histórica e Avaliacão Ambiental. Rio de Janeiro: Interciência, 2013.

BANDEIRA, C. M. Parque Nacional da Tijuca. São Paulo: Makron Books, 1993. 169p.

COELHO NETTO, A.L. O Geoecossistema da Floresta da Tijuca. In: ABREU, M. de A. (Org.). Natureza e Sociedade no Rio de Janeiro. Rio de janeiro, 1992. (Biblioteca Carioca).

DIAS, G.F. Educação Ambiental. Princípios e práticas. São Paulo: Ed. Gaia, 1983.

DIAS, G. F. Manual do Voluntário: Orientações para o corpo de voluntários do Parque Nacional de Brasília (água mineral).Brasília, 2002. 60 p.

IBAMA. Programa Nacional de Educação Ambiental: Proposta Técnica. Brasília: IBAMA/ Doc. Mimeo. 1994.

MINISTÉRO DO MEIO AMBIENTE. IBAMA. O Parque é seu: Como conhecer, usar e cuidar do Parque Nacional da Tijuca. Rio de Janeiro: IBAMA/CECIP, 1998. 32 p.

FRANZ, B.; FREITAS, M.A.V. Contribuições do trabalho voluntário para da preservação ambiental do Parque Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro. In: SEABRA, G.F. ; MENDONÇA, I. T. L. (Org.). Educação ambiental para a sociedade sustentável e saúde global. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2009. v. 2, p. 234-240.

MENEZES, P. C. Trilhas do Rio. Rio de Janeiro: Salamandra, 1996. 176 p.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Planejamento e Operação de Programas de Voluntariado em Unidades de Conservação. Brasília: MMA/SBF/DAP, 2002. 44 p.

PLANO DE MANEJO para o Parque Nacional da Tijuca. Brasília: ICMBio/ Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2008.

QUINTAS, J. S. Educação no processo de gestão ambiental: uma proposta de educação ambiental transformadora e emancipatória. Brasília: IBAMA/ Doc. Mimeo, 2003.

RIO VOLUNTÁRIO. Manual da Instituição: trabalhando com voluntariado. Brasília: Secretaria de Estado de Assistência Social, 2001. 30 p.

SANT`ANNA, A.B.C. Caracterização do uso público nas trilhas da Floresta da Tijuca (Parque Nacional da Tijuca). 2000. Dissertação (Mestrado)- Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2000.

USA National Park Service. Volunteers in parks. Washington, DC, 1994.

Published

2013-12-31