Reconhecimentos: com Paul Ricoeur e Axel Honneth

Auteurs

  • Laurent Thévenot

DOI :

https://doi.org/10.22409/antropolitica2018.0i44.a41955

Mots-clés :

Reconhecimento, Axel Honneth, Paul Ricoeur

Résumé

No estudo das relações de outros e de si mesmo que pretende levar em
consideração a pessoa e não apenas a equivalência requerida pela demanda de justiça, quais são os pontos de convergência e divergência entre as concepções de Axel Honneth e Laurent Thévenot? A perspectiva sintética sobre o tema, a qual Paul Ricoeur oferta em seu livro Percursos do reconhecimento propõe ampliar um debate desses autores acrescido pela importante contribuição da filosofia que os precedeu nesse caminho.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

  • Laurent Thévenot

    Laurent Thévenot é professor emérito (Diretor de estudos) na l’École des Hautes Etudes en Sciences Sociales, em Paris/França. Junto a Luc Boltanski, desenvolveu a guinada pragmática na sociologia francesa (De la justification. Les économies de la grandeur, 1991; em inglês: On justification: economies of worth, 2006). O autor fundou junto a economistas, a corrente institucionalista crítica da “teoria das convenções”. Mais recentemente, identificou outras construções do comum e do plural (gramática liberal dos interesses, gramática das afinidades pessoais aos lugares-comuns) e diversos modos de envolvimento que conferem coerência e dinamismo à comunidade e à personalidade, o que permite avançar na análise crítica do poder e da opressão (L’action au pluriel: sociologie des régimes d’engagement, 2006; em espanhol: La acción en plural. Una introducción a la sociología pragmática.

Publiée

2019-04-02

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático

Comment citer

Reconhecimentos: com Paul Ricoeur e Axel Honneth. (2019). Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, 44. https://doi.org/10.22409/antropolitica2018.0i44.a41955