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Pela janela do lado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/arte.lugar.cidade.v2i2.69671

Palavras-chave:

Módulo 6.5 (1970-1997), Ascânio MMM, Cidade Nova, escultura, espaço público

Resumo

Este texto se apresenta sob o formato de uma crônica fabulada a partir da perspectiva de alguém que, cotidianamente, tem seu trânsito em direção ao trabalho marcado pelo encontro com Módulo 6.5 (1970 1997), escultura de Ascânio MMM, instalada em frente ao prédio da sede da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. A personagem da crônica é ela, alguém sem identidade revelada, pois poderia ser todo mundo e ninguém. A crônica é atravessada por referências da literatura, como o poema A uma passante de Charles Baudelaire, da história e da teoria da arte, da fenomenologia da percepção e da topologia. Cabe destacar que foram de contribuição fundamental para a escrita desta crônica duas visitas realizadas ao ateliê de Ascânio MMM. No deslocamento entre Niterói e Rio de Janeiro, ela tem uma experiência singular da cidade a partir do encontro com a escultura de Ascânio pela janela do lado do ônibus.

Biografia do Autor

  • Caroline Alciones de Oliveira Leite, Fundação CECIERJ, Universidade Federal Fluminense, Brasil

    Caroline Alciones de Oliveira Leite é doutora em Artes Visuais (UFRJ), mestre em Estudos Contemporâneos das Artes (UFF), bacharel e licenciada em Letras Português-Inglês (UFRJ) e bacharel em Produção Cultural (UFF). Atualmente, integra a equipe da Vice-Presidência Científica da Fundação CECIERJ e realiza pós-doutorado no PPGCA-UFF. É representante da ANPAP no Estado do Rio de Janeiro e representante titular do Comitê de História, Teoria e Crítica de Arte da ANPAP.

Referências

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Publicado

2025-10-29

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Seção

Dossiê

Como Citar

Pela janela do lado . arte :lugar :cidade, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 61–74, 2025. DOI: 10.22409/arte.lugar.cidade.v2i2.69671. Disponível em: https://www.periodicos.uff.br/arte-lugar-cidade/article/view/69671. Acesso em: 9 dez. 2025.