Acomodação transformativa” : um possível instrumento para a ampliação e institucionalização das relações de reconhecimento

Autores/as

  • Ana Carolina Freitas Lima Ogando NEPEM - UFMG
  • Mariana Prandini Fraga Assis NEPEM - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu10i1.p16

Resumen

Partindo dos debates oriundos do campo da teoria crítica do reconhecimento e do multiculturalismo, procuramos identificar,inicialmente, a relevância do reconhecimento para a formação de identidades integrais e não distorcidas e as motivações, de ordem subjetiva, que conduzem às lutas por reconhecimento. Partindo desse substrato, discutimos os instrumentos capazes de vincular, explicitamente, reconhecimento e política e apontamos a noção de paridade participativa como um importante elemento desse debate. Em que pese essa explícita vinculação, a teoria de Nancy Fraser não fornece aparatos capazes de contemplar, institudonalmente, as demandas pelo reconhecimento público da diferença. Por isso, buscamos na teoria de Ayelet Shachar a noção de “acomodação transformativa", que pode funcionar como um efetivo instrumento de ampliação das relações de reconhecimento do ponto de vista institucional.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Ana Carolina Freitas Lima Ogando, NEPEM - UFMG
    bolsista capes - PPGSD

Publicado

2013-07-10

Cómo citar

Acomodação transformativa” : um possível instrumento para a ampliação e institucionalização das relações de reconhecimento. Confluências | Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 139–154, 2013. DOI: 10.22409/conflu10i1.p16. Disponível em: https://www.periodicos.uff.br/confluencias/article/view/34247. Acesso em: 9 dec. 2025.