A TEORIA DOS STAKEHOLDERS E A ABRANGÊNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
DOI:
https://doi.org/10.22409/conflu16i1.p350Palavras-chave:
Teoria dos stakeholders. Grupos de interesse. Responsabilidade social. Papel gerencial. Ética empresarial.Resumo
A responsabilidade social, ou responsabilidade social empresarial ou corporativa, como é tambémdenominada, aparecem como tema central em múltiplas publicações, fóruns e disciplinas
universitárias. Paralelamente, as grandes empresas incluíram esse item em suas agendas; diversas
ONGs são responsáveis pela sua promoção; surgem índices de responsabilidade social e o assunto
até se tornou alvo de reguladores.
R. E. Freeman publica em 1984 “Strategic management. A stakeholders approach” e define
stakeholder como qualquer grupo ou indivíduo que pode atingir ou ser atingido pela conquista dos
objetivos da empresa. Esta obra proporciona uma orientação para a gestão empresarial e permite
uma melhor compreensão das exigências do ambiente. A responsabilidade social é para todos e
cada um destes grupos e deverá tê-los em conta no momento da tomada de decisões.
Por isso, a responsabilidade social não consiste mais na mera filantropia, mas em que as decisões
levem em conta os interesses de todos aqueles que são atingidos por elas. O objetivo do presente
trabalho é analisar a origem e abrangência da teoria dos stakeholders e sua contribuição para a
definição do conceito de responsabilidade social e o novo papel do gerente.
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Referências
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