AS IMAGENS DO MOVIMENTO SOCIAL CONSTRUÍDAS PELO SISTEMA DE JUSTIÇA

um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/gqaavn22

Resumo

O presente estudo investiga as imagens construídas pelo sistema de justiça sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a partir de um estudo de caso no município de Santa Helena de Goiás. O artigo utiliza-se das fontes anteriormente trabalhadas na dissertação para compreender os mecanismos discursivos e jurídicos que transmutam uma ação coletiva por reforma agrária em conflito criminal, culminando na acusação de organização criminosa. A análise parte de processos cíveis e penais perguntando-se quais são as representações e narrativas que o judiciário vincula ao movimento social. Conclui-se que se conforma uma narrativa estatal que deslegitima a ação política e reforça a lógica punitiva em contextos de disputa fundiária. A metodologia é qualitativa, combinando o método indiciário, com a proposta de estudo de caso e análise documental.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vanessa Ferreira Lopes , Universidade Federal do Tocantins (UFT)

    Doutoranda e mestre em Sociologia e Direito (PPGSD/UFF). Integra o Laboratório Cidade e Poder e Observatório Fundiário Fluminense.

  • Maria José Andrade de Souza, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

    Doutora em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF). Professora Adjunta do Centro das Humanidades da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Integra o grupo de pesquisa Fronteiras e coordena o Observatório Fundiário e dos Conflitos Agrosocioambientais do Oeste da Bahia.

  • Pedro Henrique Oliveira Cuco, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

    Doutor em Sociologia e Direito (PPGSD/UFF). Professor do Curso de Direito campus Arraias da Universidade Federal do Tocantins.

Downloads

Publicado

2025-10-03

Como Citar

AS IMAGENS DO MOVIMENTO SOCIAL CONSTRUÍDAS PELO SISTEMA DE JUSTIÇA: um estudo de caso. Confluências | Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 219–244, 2025. DOI: 10.22409/gqaavn22. Disponível em: https://www.periodicos.uff.br/confluencias/article/view/67924. Acesso em: 8 dez. 2025.