Produção acadêmica sobre práticas de segurança pública e justiça criminal: estudos empíricos sobre instituições, interesses, decisões e relações dos operadores com o público

Autores

  • Vivian Paes Universidade Federal Fluminense
  • Ludmila Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu16i3.p414

Palavras-chave:

sociologia, instituições, segurança pública, justiça criminal.

Resumo

A avaliação das práticas do sistema de segurança pública e justiça criminal perante os cidadãos envolvidos em conflitos revelam que muitas vezes as respostas (padrão) punitivas dadas pelos operadores são insuficientes para a administração dos conflitos. Tendo em vista que a gestão do sistema de segurança pública e justiça criminal tornaram-se pauta obrigatória do debate público, apresentamos trabalhos de relevância empírica que estejam orientados ao entendimento das regras de ação dos operadores e das instituições no desempenho de sua atividade cotidiana. Dessa maneira, pretendemos fomentar uma maior reflexão sobre a democratização da sociedade brasileira propondo um olhar sobre as práticas de instituições que pretendem “manter a ordem pública” e “fazer justiça”, mas que tradicionalmente mantém as suas organizações fechadas ao olhar e às demandas do público.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vivian Paes, Universidade Federal Fluminense
    Departamento de Segurança Pública
  • Ludmila Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais
    Depatamento de Sociologia

Downloads

Publicado

2014-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Produção acadêmica sobre práticas de segurança pública e justiça criminal: estudos empíricos sobre instituições, interesses, decisões e relações dos operadores com o público. Confluências | Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 9–33, 2014. DOI: 10.22409/conflu16i3.p414. Disponível em: https://www.periodicos.uff.br/confluencias/article/view/34469. Acesso em: 10 dez. 2025.