A ASCENSÃO DO PENTECOSTALISMO EM ÁREAS DE REFORMA AGRÁRIA

a releitura de um estudo de caso no estado do Rio de Janeiro

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.22409/qq3xv454

Résumé

A partir de uma pesquisa realizada na comunidade rural de Sebastião Lan II (Silva Jardim-RJ), entre os anos de 2002 e 2018, identificamos os novos papéis de lideranças religiosas pentecostais como mediadoras sociais. Considerando que a comunidade, resultante de ocupações, é constituída a partir de experiências de luta organizada, destacamos uma interessante forma de ressignificação da memória e o esvaziamento de espaços associativos tradicionais, que conferiram aos conflitos sociais o estatuto de conflitos morais. Assim, duas décadas depois da ocupação da terra, a ausência e a demora de regularização fundiária recriaram formas de precarização e vulnerabilidades. Apresentaremos pistas, sinais e evidências entre as formas de manifestação da religião pentecostal e a postura passiva do Estado, ao relegar/postergar suas funções de promotor da política de reforma agrária como um possível exemplo de “afinidade eletiva”. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

  • Rodolfo Bezerra de Menezes Lobato da Costa, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

    Professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com vinculação aos Programas de Pós-Graduação em Sociologia (PPGSocio) e em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMade). Desenvolve atividades de pesquisa nos grupos Centro de Estudos Rurais do Paraná (CERU) e Observatório Fundiário Fluminense (UFF). Possui título de mestre e doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD/UFF). Atualmente, coordena estudos e pesquisas por meio do Observatório de Conflitos Socioambientais.

Téléchargements

Publiée

2025-10-03

Comment citer

A ASCENSÃO DO PENTECOSTALISMO EM ÁREAS DE REFORMA AGRÁRIA: a releitura de um estudo de caso no estado do Rio de Janeiro. Confluências | Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 154–175, 2025. DOI: 10.22409/qq3xv454. Disponível em: https://www.periodicos.uff.br/confluencias/article/view/68444. Acesso em: 8 déc. 2025.