Campanha permanente nas plataformas de mídia social

análise do perfil do governador Romeu Zema no TikTok

Autori

  • José Agnaldo Montesso Júnior Universidade de São Paulo
  • Luiz Ademir de Oliveira Universidade Federal de São João Del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v44i1.64621

Parole chiave:

Campanha Permanente, Comunicação Política, Plataforma de Mídia Social, TikTok, Romeu Zema

Abstract

 Diante da centralidade das mídias e das Tecnologias da Informação e Comunicação
na contemporaneidade e as relações delas com a política, este trabalho analisa o uso das plataformas de mídia social no contexto dos estudos relacionados ao conceito de campanha permanente (Blumenthal, 1980; Ornstein; Mann, 2000; Marland et al., 2017; Martins, 2020). Por meio de indicadores apontados pela literatura internacional, busca identifi car a atuação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, no TikTok durante o ano de 2023. Por meio da Análise de Conteúdo, foram codifi cados 55 vídeos. Identifi cou-se que o engajamento e o número de visualizações nestes posts foram mais recorrentes no primeiro mês do mandato e que Zema usou o TikTok com conteúdo voltado à publicidade institucional e ao discurso promocional. A maioria das publicações tinha o governador como protagonista e eram empregados personagens para ilustrar o que era abordado por Zema.

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Biografie autore

  • José Agnaldo Montesso Júnior, Universidade de São Paulo

    Doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Alfenas. Pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e em Comunicação Empresarial pelo Centro Universitário de Belo Horizonte. Jornalista profissional graduado pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente, é servidor de carreira da Fundação Cultural do Município de Varginha-MG. É diretor regional da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) em Minas Gerais e integra o grupo de pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade (JDL), vinculado à Escola de Comunicações e Artes e ao Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo.

  • Luiz Ademir de Oliveira, Universidade Federal de São João Del-Rei

    Bolsista de Produtividade do CNPq - Nível 2. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Mestre e Doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). É docente e pesquisador do Curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

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Pubblicato

2025-04-29

Fascicolo

Sezione

Artigos