Campanha permanente nas plataformas de mídia social
análise do perfil do governador Romeu Zema no TikTok
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v44i1.64621Parole chiave:
Campanha Permanente, Comunicação Política, Plataforma de Mídia Social, TikTok, Romeu ZemaAbstract
Diante da centralidade das mídias e das Tecnologias da Informação e Comunicação
na contemporaneidade e as relações delas com a política, este trabalho analisa o uso das plataformas de mídia social no contexto dos estudos relacionados ao conceito de campanha permanente (Blumenthal, 1980; Ornstein; Mann, 2000; Marland et al., 2017; Martins, 2020). Por meio de indicadores apontados pela literatura internacional, busca identifi car a atuação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, no TikTok durante o ano de 2023. Por meio da Análise de Conteúdo, foram codifi cados 55 vídeos. Identifi cou-se que o engajamento e o número de visualizações nestes posts foram mais recorrentes no primeiro mês do mandato e que Zema usou o TikTok com conteúdo voltado à publicidade institucional e ao discurso promocional. A maioria das publicações tinha o governador como protagonista e eram empregados personagens para ilustrar o que era abordado por Zema.
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